Seja você um vegan ou vegetariano experiente ou iniciante, variar o cardápio é algo que deve fazer parte de sua rotina. Mas muitos tentam fazer uma variação diária de cardápio que pode ser cansativa, desanimadora e acabar com seus planos de uma vida mais saudável.

Fazer várias receitas diárias é muito difícil, mesmo se você tiver muito tempo livre. A dica é manter as coisas simples. Para a maior parte do tempo, separe 3 a 5 receitas que você fará pela semana inteira e coma a mesma receita por alguns dias seguidos. Isso não é tão chato e a comida é tão fresca e deliciosa quando bem preparada que você nem ligará de repetir o prato.

O cardápio deve variar também para que você obtenha todos os nutrientes que precisa em sua dieta. Já que a proteína animal foi excluída de seu repertório, principalmente para quem for vegan, sua ingestão diária de nutrientes tem que aumentar consideravelmente. E uma rotina em que você tenha que variar seus pratos de forma diária pode te fazer dedicar um tempo precioso apenas no preparo deles.

Ao organizar um cardápio semanal, ou seja, 3-5 receitas como pratos principais da semana, você tornará sua dieta mais fácil e não será entediante nem desgastante. Você pode também repetir um prato modificando um pouco as sobras do dia anterior, incrementando com algum tempero ou ingrediente especial no dia seguinte.

Variação semanal do cardápio vegan ou vegetariano

Compras semanais também te ajudarão a poupar mais dinheiro do que compras mensais ou diárias. (Foto: butyoudontlooklikeahippie.com)

Um cardápio semanal também te ajudará a manter a disciplina com a dieta, uma vez que esta é a tarefa mais difícil para um vegetariano ou um vegan. Vários são os amigos que tenho que são vegetarianos e que tem dietas muito pobres, resultando em muitos problemas de saúde. Não adianta querer ser ecologicamente correto e salvar os animais se você não está se cuidando corretamente para uma dieta saudável. E a desculpa de não ter tempo para cozinhar ou fazer sua comida saudável não adianta: ser vegan ou vegetariano demanda responsabilidades que você deve assumir para com você mesmo, incluindo sua saúde e sua ética neste contexto.

Varie os nutrientes, consulte um nutricionista e prepare seu cardápio semanal de forma balanceada, garantindo sua melhor saúde e uma dieta completamente vegetariana ou vegan.

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4 comentários para “Por que é importante variar o cardápio semanalmente?”

  1. Jacinta

    Boa noite, sigo as receitas d vocês que é muito bom, gostaria que me indicassem lugar onde possa comprar suco concentrado de cerejas, não estou achando na net. Abraços e obrigada.

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  2. Jacinta Negreiros

    Porque você aproveita tudo de bom dos alimentos

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  3. Denilson Pereira

    Estou começando a mudar meu estilo de vida na questão alimentar e quero ser totalmente vegan, mas não sei como mudar o meu cardápio, gostaria de dicas de como dar meus primeiros passos.

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