Dentre as várias doenças que a alimentação vegetariana previne, estão as doenças cardiovasculares. O número de infartos, casos de hipertensão arterial e colesterol alto é infinitamente menor nos vegetarianos em relação aos carnívoros. Mas por que o vegetarianismo auxilia na prevenção dessas doenças?

A alimentação vegetariana contém baixos níveis de colesterol e gorduras saturadas, justamente por privilegiar alimentos magros como os vegetais. Mesmo a dieta ovo-lacto-vegetariana (que ainda consome ovos e leite) é baixa em colesterol se comparada à dieta carnívora. Isso contribui para a diminuição de riscos de entupimento de veias e artérias, causa do infarto. A hipertensão, alta pressão arterial que também pode levar a AVC’s (acidente vascular cerebral), como derrames e infarto, é bastante minimizada com a dieta vegetariana. Causada principalmente pela ingestão de sódio, elemento presente no sal, a hipertensão diminui com os alimentos da dieta vegetariana, quase nada industrializados e isentos de grande quantidade de sal, como são as carnes e alimentos industrializados em geral. As frutas e vegetais contém alto teor de água, o que é indicado para a diminuição da pressão arterial.

Vegetarianismo e doenças do coração

Vegetarianismo e prevenção de problemas cardíacos

Um estudo realizado pela Loma Linda University constatou que os vegetarianos desenvolvem menos a síndrome metabólica, uma situação precursora das doenças cardíacas já citadas por nós e que apresenta pelo menos 3 dos 5 fatores de risco: nível alto de glicose e triglicérides, baixo colesterol HDL (colesterol bom), hipertensão arterial e gordura abdominal. Com a diminuição dessa síndrome, correm menos o risco de desenvolverem as doenças cardíacas. Apenas 25% dos vegetarianos apresentaram a síndrome metabólica, 37% dos semi-vegetarianos, e 39% dos carnívoros.

Além disso, existem outros fatores de diminuição do risco de doenças cardiovasculares que estão relacionados ao estilo de vida do indivíduo vegetariano. Mais preocupado com a saúde, o vegetariano tende a beber e fumar menos e a praticar exercícios físicos, o que contribui enormemente com o afastamento desses tipos de problemas de saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)