Patê de cenoura vegano: aprenda esta receita!

Em Receitas vegetarianas por André M. Coelho

Este patê pode ser modificado de inúmeras maneiras e, de fato, começou para mim como uma sopa. Essas receitas são fáceis de fazer e, provavelmente, você já tem todos os ingredientes necessários em sua casa. Há diversas versões para o patê de cenoura e claro, reunimos as melhores e a forma de preparo para o patê vegano de cenoura que você pode usar no café da manhã, lanche, almoço e jantar.

Patê de cenoura vegano com oleaginosas

Saboroso e rico em ácidos graxos ômega-3.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Leia também

Refogue a cebola em azeite até começar a dourar. Adicione o alho, coentro, cominho e gengibre e cozinhe por mais alguns minutos.

Coloque as cenouras, a mistura de cebola, oleaginosas e suco de limão em um processador de alimentos e misture até ficar homogêneo. Adicione água uma colher de sopa de cada vez se a mistura for muito grossa.

Coma como está para mantê-lo vegano ou misture com iogurte ou creme azedo e ajuste com sal e pimenta a gosto.

Sirva com bolachas, pão ou baguete grelhado em suas versões veganas.

Receita de patê vegano de cenoura assada

As cenouras assadas reúnem queijo vegano e endro fresco para se tornarem mais do que a soma de suas partes neste patê de influência escandinava. Espalhe-o, use-o como um mergulho, coloque-o na boca quando ninguém estiver olhando. Simples e simplesmente delicioso.

Ingredientes:

Patê de cenoura

Um patê de cenoura vegano vai ser um ótimo acompanhamento para os petiscos em seu lar. (Foto: Ricki Heller)

Modo de prepro:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte as cenouras em bastões de tamanho uniforme. Eu cortei cenouras médias em 8 pedaços. Atire as cenouras no óleo e coloque em uma assadeira. Coloque a bandeja no forno e asse as cenouras por 30 minutos, agitando a bandeja uma vez. Retire a bandeja do forno e deixe as cenouras esfriarem por alguns minutos.

Ponha as cenouras assadas em um processador de alimentos ou liquidificador juntamente com o queijo, casca de limão e suco, o sal e pimenta. Adicione o cardamomo se estiver usando também. Misture até obter uma consistência quase suave ou muito suave. Eu gosto de um pouco de textura. Você terá que raspar as laterais do liquidificador ou do processador de alimentos uma ou duas vezes.

Sirva como recheio de sanduíche, com biscoitos (essa é a minha receita favorita de pão de forma, fatias de pão de centeio ou um molho para legumes. O patê vai ficar por uma semana na geladeira.

Patê de cenoura com tahine

Esta receita de patê de cenoura é uma ótima maneira de consumir uma porção de cenouras. Espalhar em torradas faz uma entrada fantástica ou um almoço leve. Basta adicionar romã para festa e um contraste de cor.

Ingredientes para o patê:

Para servir:

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 ° C. Misture as cenouras com uma colher de sopa de azeite, adicione uma colher de chá de sal e asse no forno por 40 a 45 minutos até ficarem macias. Deixe esfriar por 10 minutos, depois transfira para um liquidificador ou processador de alimentos pronto para fazer o húmus.

Para as cenouras, adicione 2 colheres de sopa de água, o alho, azeite, tahine, suco de limão, cominho, coentro e 1/2 colher de chá de sal para o liquidificador. Bata até você ter uma pasta bem lisa. Se necessário, você pode precisar adicionar mais algumas colheres de sopa de água para ajudar as cenouras a quebrar.

Prove e ajuste os sabores conforme necessário. Mais sal ou cal provavelmente!

Colher em uma tigela e leve à geladeira até que esteja pronto para uso. Pouco antes de servir com sementes de romã e sementes de coentro levemente moídas e torradas.

Como você faz sua receita de patê vegano? Quais mudanças fariam nas receitas de vocês?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário