O manganês é um mineral que ocorre naturalmente em nossos corpos em quantidades muito pequenas. É um poderoso antioxidante que procura os radicais livres no corpo humano e neutraliza essas partículas prejudiciais, evitando assim muitos dos perigos potenciais que eles causam.

O corpo pode conter, no máximo, 20 mg de manganês, concentrado nos rins, pâncreas, fígado e ossos. É muito importante para o funcionamento normal do cérebro e a atividade adequada do nosso sistema nervoso em todo o corpo. Tanto quanto a pesquisa pode dizer, é um mineral essencial para todas as formas de vida.

Sintomas de deficiência de manganês

Os sintomas da deficiência de manganês incluem pressão alta, problemas cardíacos, contração muscular, malformação óssea, colesterol alto, visão deficiente, problemas de audição, perda de memória severa, arrepios e tremores. Embora alguns especialistas médicos argumentem que a deficiência de manganês é bastante rara, mais de 35% da população mundial é possivelmente deficiente. Maus hábitos alimentares são a principal causa de tais deficiências.

Em alguns casos, acredita-se que cálcio e ferro interfiram no uso apropriado de manganês no corpo humano. Problemas oculares, sudorese, batimentos cardíacos acelerados, fraqueza e cólicas severas, talvez alguns dos sintomas de deficiência. Deficiência grave pode causar infertilidade em mulheres, danos no pâncreas, problemas cardíacos e osteoporose.

Fontes importantes do mineral manganês

As fontes mais importantes de manganês são framboesas, abacaxis, alho, uvas, beterraba, feijão verde, arroz, hortelã-pimenta, aveia, nozes, agrião, mostarda, morangos, amoras, frutas tropicais, alface, espinafre, melaço, cravinho, açafrão, alho-poró, tofu, trigo integral, banana, pepino, kiwi, figo e cenoura. As melhores fontes de manganês naturalmente abundantes são verduras, arroz integral, coco, amêndoas e avelãs, uma vez que maximizam a absorção desse importante mineral.

Manganês para sua saúde

O manganês vai proporcionais mais força e resistência para seus ossos e seu corpo. (Foto: Vitamins eStore)

Para quê serve o manganês nos ossos?

O manganês é essencial para o crescimento adequado da estrutura óssea humana. É um mineral muito eficaz para aumentar a densidade mineral da coluna vertebral. Isto é muito útil para mulheres pós-menopáusicas. Muitas mulheres sofrem de deficiência de manganês depois de passarem pela menopausa, portanto, aumentar a ingestão desse mineral é um fator importante na prevenção de fraturas. Embora a pesquisa ainda não tenha provado que o manganês possa prevenir a osteoporose, acredita-se que seja um dos fatores que retardam o progresso dessa doença debilitante.

Manganês e seus benefícios na prevenção de doenças

Devido às propriedades antioxidantes do manganês, seus benefícios para a saúde incluem uma função especial de monitorar a atividade dos radicais livres no corpo humano. Estes radicais livres são capazes de danificar as células humanas e causar câncer, portanto, adicionar suplementos de manganês à sua dieta é uma boa escolha.

O manganês no controle da diabetes

O manganês também exibiu eficiência no controle do nível de açúcar no sangue humano. Isso pode impedir ainda mais a ocorrência de certas doenças, como diabetes. Para controlar o nível de açúcar no sangue, o manganês normaliza a síntese e a secreção de insulina, e as imprevisíveis quedas de açúcar no sangue podem ser melhor reguladas, proporcionando uma vida mais normal e funcional aos diabéticos.

Manganês e convulsões epilépticas

Baixos níveis de manganês podem atuar como um desencadeador de crises epilépticas. Alimentos ricos em manganês podem ajudar a controlar a possibilidade dessas apreensões. O mecanismo exato para isso não é totalmente compreendido, mas o manganês tem demonstrado agir como um vasodilatador em vários estudos, e há alguns pesquisadores que acreditam que esta é a chave para sua qualidade antiepiléptica.

Aumento do metabolismo com o manganês

A regulação do metabolismo do corpo é uma das funções vitais do manganês. As enzimas ativadas por manganês ajudam no metabolismo do colesterol, aminoácidos e carboidratos. Além disso, também é importante para o metabolismo de vitaminas como vitamina E e vitamina B1. Além disso, ajuda o fígado a funcionar corretamente e corre suavemente. É uma parte essencial do metabolismo da glutamina e é o aminoácido mais abundante no corpo e uma parte fundamental da DNA polimerase.

O manganês reduz a inflamação

O manganês é um remédio amplamente conhecido para entorses, bem como inflamação, pois ajuda a aumentar o nível de superóxido dismutase. Este aumento do nível é devido às propriedades antioxidantes do mineral. A superóxido dismutase é normalmente encontrada em níveis muito baixos em pacientes com artrite. Ela tem qualidades anti-inflamatórias que sofredores de artrite precisam desesperadamente. De acordo com vários estudos, a adição de manganês no organismo para aumentar a síntese e o funcionamento da superóxido dismutase foi relacionada à diminuição dos sintomas de artrite.

Manganês previne a osteoporose

Os suplementos de manganês estão ligados ao alívio da osteoporose e da síndrome da osteoartrite, porque é um mineral essencial que comprovadamente contribui para a densidade óssea e a densidade mineral global. No entanto, como um elemento individual na criação e reparo de ossos, os estudos ainda são um pouco carentes. Em testes em humanos, pelo menos, a maioria das pesquisas em saúde óssea é feita com um painel completo de minerais-traço, não apenas manganês. Mais estudos tem de ser feitos sobre os papéis específicos e mecanismos de manganês no corpo.

Manganês alivia sintomas da TPM

É um fato infeliz, mas inevitável, que muitas mulheres sofrem de síndrome pré-menstrual (TPM). Nestas situações mensais, o manganês ajuda a aliviar consideravelmente as alterações de humor, dores de cabeça, depressão e irritabilidade. Estudos tem mostrado uma conexão entre os baixos níveis de vários minerais, incluindo o manganês, em mulheres que sofrem de sintomas graves da TPM, por isso a suplementação é recomendada. Dito isto, o impacto do manganês na função hormonal do corpo pode ser bastante perceptível, então fale com um médico antes de usar a suplementação de manganês para ajudar na TPM, já que ele está fortemente ligado aos hormônios.

Manganês melhora a saúde da tireoide

O manganês é um co-fator importante para muitas enzimas diferentes, e é um componente essencial da tiroxina, possivelmente o hormônio da síndrome pré-menstrual (TPM) na glândula tireóide. O funcionamento adequado da glândula tireóide e sua síntese hormonal beneficia uma ampla variedade de problemas de saúde no corpo, incluindo perda de peso, apetite, metabolismo e eficiência do sistema de órgãos.

Manganês aumenta a absorção de vitaminas

O manganês ajuda a absorver vitaminas vitais como a vitamina B e E e minerais como o magnésio. Isto é devido ao papel do manganês nas reações enzimáticas que são necessárias para absorver e utilizar as vitaminas tomadas dos alimentos. O manganês é um dos cofatores mais versáteis para reações enzimáticas, e se houver risco de deficiência em determinadas vitaminas, certifique-se de aumentar os níveis de manganês, contanto que eles ainda estejam em níveis seguros e não tóxicos. .

Manganês melhora a função cognitiva

O manganês é essencial para o funcionamento saudável do cérebro e também é usado para tratar distúrbios nervosos específicos. Isto é provavelmente devido à superóxido dismutase, que elimina os radicais livres em todo o corpo, incluindo as vias neurais. Os subprodutos da oxidação, como os radicais livres, estão por toda parte no corpo, e o cérebro pode ser afetado negativamente com a mesma facilidade que outras partes do corpo, portanto, antioxidantes poderosos são necessários. Além de seu papel antioxidante, o manganês também pode se ligar aos neurotransmissores e estimular uma transmissão mais rápida ou eficiente de impulsos elétricos por todo o corpo, acelerando, assim, a função cognitiva.

O manganês regula o metabolismo da glicose

O manganês ajuda a regular o metabolismo da glicose no corpo humano. Este é um dos benefícios mais importantes para a saúde do manganês para fornecer recursos adequados a diferentes partes do corpo, o que aumenta a eficiência energética e funcional. Além disso, quando a glicose é adequadamente absorvida e utilizada pelos sistemas de órgãos e músculos, há menos chance de acúmulo excessivo, o que é perigoso para os diabéticos. O manejo adequado do diabetes é definitivamente auxiliado por níveis adequados de manganês no organismo.

Manganês melhora a digestão

O manganês é um mineral, que é útil para manter o funcionamento do trato digestivo. Isso melhora ainda mais a absorção de gordura no processo de digestão e também reduz problemas como constipação e desconforto intestinal. O manganês também é importante em termos de utilização eficiente de alimentos e transformação em energia utilizável.

Cuidado no consumo do manganês

O manganês é um dos três únicos minerais traço tóxicos no corpo humano, o que significa que não podemos ter muito pouco ou muito. Certifique-se de nunca exagerar na suplementação de manganês, porque pode levar a uma grande variedade de condições e doenças muito perigosas, algumas das quais são fatais. A superdosagem de manganês pode levar a sintomas semelhantes aos da doença de Parkinson ou até à própria doença. Além disso, para aqueles com problemas no fígado, tome cuidado para não ingerir muito manganês, já que o fígado terá problemas para se livrar dele, o que pode levar a psicose, transtornos mentais e tremores e espasmos. Finalmente, se você tem anemia, seu corpo tenta absorver tanto manganês quanto possível, o que pode ser perigoso, então monitore sua ingestão de perto com um médico.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)