A aveia é um alimento muito presente nos cafés da manhã ao redor do mundo. E não é a toa que isso acontece, já que a aveia é um alimento cheio de nutrientes e que dá uma grande energia e sustância para quem gosta de uma alimentação saudável. Mas quais são os benefícios da aveia? Para quê ela serve? Respondendo a essa pergunta, encontramos as maiores utilidades desse cereal e suas vantagens através do uso em nossa dieta.

Aveia e seus benefícios com fibras solúveis e insolúveis

As fibras solúveis formam um gel viscoso que ajuda a baixar o colesterol e estabilizar os níveis de glicose no sangue. A fibra insolúvel na aveia ajuda a proporcionar ao seu sistema digestivo uma boa movimentação e volume para os alimentos reduzindo a constipação e melhorando a saúde intestinal. Que maneira deliciosa de fazer seu coração e cólon sorrirem.

Aveia e bom para saúde e um café da manhã equilibrado

Uma xícara de aveia cozida contém cerca de 150 calorias, quatro gramas de fibra (cerca de metade solúvel e metade insolúvel) e seis gramas de proteína. Para aumentar ainda mais a proteína, a maneira favorita de comer aveia é com uma mistura de manteiga de amêndoas. Esta combinação poderosa irá mantê-lo longe daquela visita no meio da manhã na lanchonete perto do trabalho para comer alimentos nem um pouco saudáveis.

Aveia

A aveia tem ótimos benefícios para sua saúde, e pode ser usada nas mais diversas receitas. (Foto: Macheesmo)

Para quê serve a aveia na nutrição?

A aveia é uma grande fonte de minerais essenciais para a sua nutrição. Por exemplo, a farinha de aveia é rica em nutrientes e contém tiamina, magnésio, fósforo, zinco, manganês, selênio e ferro. Todos esses minerais são essenciais para um metabolismo saudável e um bom funcionamento do seu corpo.

Aveia tem o benefício de ser livre de glúten

A aveia é naturalmente isenta de glúten, mas verifique com os fabricantes para garantir que seus produtos não sejam feitos usando o mesmo equipamento que outros grãos potencialmente contaminantes. Sempre compre produtos sem glúten de empresas conceituadas e leia cuidadosamente os rótulos dos alimentos. A aveia orgânica é uma melhor opção, já que raramente é contaminável.

Aveia e os benefícios para manter seu peso

A aveia pode ajudá-lo a controlar seu peso mantendo-se satisfeito por mais tempo. Infelizmente, os carboidratos são frequentemente evitados e temidos por aqueles que querem perder alguns quilos, mas a escolha de grãos integrais pode acabar com a fome e, ao mesmo tempo, proporcionar aquela sensação agradável de plenitude que os amantes de carboidratos desejam. Mas, como acontece com qualquer outro alimento, tenha em mente o tamanho das porções para não exagerar nas quantidades.

Alimentos que trazem lembranças reconfortantes são preciosos e devem ser saboreados lentamente. Mas proceda com cautela quando se trata de alimentos com aveia, que nos fazem retornar a nossa infância cheia de sopas e mingaus. Esses são os alimentos que lembram uma experiência passada, mas não tem o gosto do prato original. Mas não tente remontar os pratos originais também. Afinal, a aveia “original” geralmente era pareada com opções não veganas, tais como leite e outros ingredientes. É importante criar versões novas para essas receitas, mudando e substituindo cada um dos ingredientes por opções não veganas.

Quais receitas vocês fazem com aveia? Por que você consome a aveia?

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