A manteiga ghee tornou-se bastante popular em certos círculos ultimamente. Ela está sendo louvada como uma alternativa à manteiga que oferece benefícios adicionais. No entanto, algumas pessoas questionaram se a ghee é superior à manteiga regular, ou pode até representar riscos para a saúde. Este artigo leva um olhar detalhado sobre a ghee e como isso se compara à manteiga vegana e vegetariana tradicionais.

O que é a manteiga ghee?

Ghee é um tipo de manteiga clarificada com mais concentração de gordura que a manteiga porque a água e os sólidos foram removidos. A ghee é usada nas culturas indianas e paquistanesas há milhares de anos na sua forma tradicional, não vegana. O termo vem da palavra sânscrito que significa “polvilhado”. A ghee foi originalmente criada para evitar que a manteiga se estragasse nos climas quentes.

Além da cozinha, a ghee usada no sistema indiano de medicina alternativa Ayurveda, onde é conhecido como ghrita. Como os sólidos foram removidos, não requer refrigeração e pode ser mantida à temperatura ambiente durante várias semanas. Como o óleo de coco, pode tornar-se sólido quando mantida em temperaturas frias.

Consumo da manteiga Ghee

O consumo da manteiga Ghee é mais saudável, e ela tem propriedades ótimas para sua saúde. (Foto: Dr. Axe)

Manteiga ghee: como fazer

Ghee é feita por aquecimento de manteiga para separar as porções líquidas e sólidas da gordura. Em primeiro lugar, mantém a manteiga até que o líquido se evapore e os sólidos se assentem no fundo da panela e voltem dourado a marrom escuro. Em seguida, o óleo restante (o ghee) é permitido esfriar até ficar a temperatura ambiente e é então prensada antes de ser transferida para frascos ou recipientes. Pode ser feita facilmente em casa usando manteigas veganas tradicionais.

Manteiga ghee: benefícios em comparação à manteiga tradicional

Ghee e manteiga possuem composições nutricionais e propriedades culinárias semelhantes, embora haja algumas diferenças. Ghee é mais concentrada do que a manteiga, fornecendo um pouco mais de ácido butírico e outras gorduras saturadas de cadeia curta. Estudos sugerem que essas gorduras podem reduzir a inflamação, promover a saúde intestinal e inibir o crescimento do câncer. A ghee também é ligeiramente maior no ácido linoleico conjugado, uma gordura poli-insaturada que pode ajudar a aumentar a perda de gordura.

Em geral, as diferenças entre os dois são pequenas, e escolher um sobre o outro provavelmente não terá um impacto significativo na sua saúde.

Para ovolactovegetarianos, o ghee está completamente isento da lactose e da proteína caseína de leite, enquanto que a manteiga contém pequenas quantidades de cada uma delas. Para as pessoas que tem alergias ou sensibilidades para esses componentes da laticínios, ghee é claramente a melhor escolha.

Como usar a manteiga ghee na preparação de alimentos e na culinária

A manteiga e o ghee são ricos em ácidos gordurosos saturados, que podem lidar com o calor a altas temperaturas sem se danificar. O aquecimento ghee também parece produzir muito menos da acrilamida de compostos tóxicos do que o aquecimento de vegetais e óleos de sementes.

Além disso, o ghee tem um alto ponto de ebulição, que é a temperatura a que as gorduras se tornam voláteis e começam a subir como fumaça. Seu ponto de ebulição é substancialmente maior que o ponto de ebulição da manteiga tradicional. Portanto, ao cozinhar a temperaturas muito altas, o ghee tem uma vantagem distinta em relação à manteiga.

No entanto, enquanto o ghee é mais estável a altas temperaturas, a manteiga pode ser mais adequada para assar e cozinhar em temperaturas mais baixas devido ao seu sabor mais doce e mais cremoso.

Benefícios potenciais da manteiga ghee para a saúde

Algumas pesquisas mostram que o ghee pode fornecer benefícios para a saúde, tais como:

Marcadores de saúde cardíaca

Uma série de estudos de animais e humanos sugerem que o consumo de ghee pode levar a mudanças favoráveis ​​em alguns marcadores de saúde cardíaca, aumentando o colesterol HDL bom e reduzindo a formação de depósitos gordurosos nas artérias. Por outro lado, também aumentou os níveis de açúcar no sangue em jejum. Além disso, em estudos a ghee foi a fonte de gordura responsável pelo maior aumento de ApoA, uma proteína em partículas de HDL que está ligada a um risco reduzido de doenças cardíacas.

No entanto, é importante distinguir entre ghee feito de leite e ghee feito de óleo vegetal, que é conhecido como vanaspati ghee ou ghee vegetal. O ghee de vegetais contém 14% a 40% de gorduras trans. Alguns pesquisadores acreditam que o aumento do consumo de ghee vegetal pode estar contribuindo para o aumento das taxas de doenças cardíacas entre índios e paquistaneses. Portanto, cuidado..

Câncer

Vários estudos que comparam ghee ao óleo de soja sugerem que o ghee pode reduzir o risco de certos cânceres, incluindo câncer de mama. O consumo de ghee resulta em níveis mais baixos de vários marcadores de câncer de mama do que quem consome óleo de soja. No entanto, são necessárias mais pesquisas de alta qualidade para confirmar esses resultados.

Efeitos colaterais da manteiga ghee

Com base nos resultados de estudos controlados, o ghee não parece afetar muito os níveis de colesterol LDL ruim. No entanto, as respostas das pessoas ao consumo de gordura saturada são altamente variáveis. Aqueles cujos níveis de colesterol LDL tendem a aumentar em resposta à alta ingestão de gorduras saturadas podem querer limitar a ingestão de ghee ou manteiga para uma ou duas colheres de sopa por dia.

Outra preocupação é que durante a produção de ghee a altas temperaturas, o seu colesterol pode ficar oxidado. O colesterol oxidado está ligado a um risco aumentado de várias doenças, incluindo doenças cardíacas.

De acordo com alguns pesquisadores, a análise detalhada mostrou que o ghee contém colesterol oxidado, mas a manteiga fresca não

Manteiga ghee: onde comprar?

Ghee é um alimento natural com uma longa história de uso medicinal e culinário. Ela proporciona certas vantagens culinárias em relação à manteiga e definitivamente é preferível se você tiver uma alergia ou intolerância a lacticínios. A manteiga ghee pode ser uma boa opção para ovolactovegetarianos, e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e online com facilidade.

No entanto, neste ponto, não há nenhuma evidência que sugira que ela é mais saudável do que a manteiga no geral. Ambos os tipos de manteiga podem ser apreciados com moderação como parte de uma dieta saudável.

Você já usa a ghee na sua dieta? Como? Quais receitas faz com essa manteiga especial?

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