Gosto de ler sobre comida em geral e eu li alguns dos pontos de vista opostos de pessoas que argumentam que comer carne é essencial para a nossa saúde. Por exemplo, Dilema do Onívoro (Omnivore’s Dilemma) claramente não é um livro vegano, mas os princípios que Michael Pollan usa ajudaram muitas pessoas a decidir a não comer qualquer produto animal nunca mais. Por exemplo, ele entrou em grandes detalhes sobre uma fazenda em que os animais são verdadeiramente criados ao ar livre e são abatidos da forma mais decente possível. E mesmo assim, não me pareceu tão humano assim como todo mundo diz.

Talvez seja um pouco difícil encontrar esses livros em português do Brasil, mas você pode tentar pela Amazon encontrar estes livros em inglês ou até o português de Portugal. Lembrando que quem importa livros não paga imposto por eles. Vamos então a nossa lista? 

O Estudo da China (The China Study) – Dr. T. Colin Campbell

O Estudo da China é um dos melhores livros escritos por Dr. T. Colin Campbell, um vegano, sobre um estudo de 20 anos sobre os efeitos da proteína animal sobre o corpo humano. Dr. Campbell, juntamente com muitos outros pesquisadores associados com outros institutos de pesquisa, descobriu que dietas ricas em proteína, especialmente proteína animal, levam a vários tipos de câncer, doenças cardíacas e outras doenças.

Sua pesquisa contradiz diretamente o que foi universalmente pensado a ser verdade antes do estudo ser feito. Na verdade , o próprio Dr. Campbell passou muitos anos pesquisando a forma de melhorar o acesso à proteína animal. Um estudo, nas Filipinas, em crianças desnutridas com câncer de fígado é o que atingiu o pico seu interesse pelos perigos de uma dieta rica em proteínas.

Embora o livro contém uma grande quantidade de dados, é extremamente legível e interessante. Não há nada como os dados científicos rígidos para ajudar em bons argumentos para uma dieta vegana como saudável para o corpo humano!

Skinny Bitch (Algo como “Cadela/Vagabunda Magrinha”) – Rory Freedman e Kim Barnouin

Skinny Bitch é um livro muito engraçado, e um dos melhores livros de veganos no mercado. Algumas pessoas são insultadas pela linguagem e palavrões diretos, mas eu acho esse linguajar ótimo para aproximar o livro dos onívoros mais extremistas.

Os autores propositalmente virão as cartas do leitor e nos desafiam a usar o nosso cérebro na tomada de decisões sobre o alimento. Algumas das informações são de senso comum, mas é o tipo que as pessoas ainda não praticam.

O livro inclui algumas histórias extremamente perturbadoras de trabalhadores de matadouros que você nunca vai tirar da sua cabeça. É uma leitura divertida e fácil, e que eu recomendo para quem quer aprender mais sobre o veganismo e como tratar seus corpos direito.

Os autores acompanharam o original com um livro de receitas chamado Skinny Bitch in the Kitchen (Skinny Bitch na Cozinha), e então criaram outras cinco versões, incluindo versões para as mulheres grávidas, homens, como trocar produtos antigos por produtos veganos e outros livros de receitas. Todos eles têm o mesmo senso de humor espirituoso e informações simples.

Livros para vegetarianos e veganos

Além dos livros aqui citados, você pode encontrar muitas outras opções disponíveis por aí. (Foto: theveganapprentice.blogspot.com)

Animal Liberation (Libertação Animal) – Peter Singer

Libertação Animal de Peter Singer é pensado como sendo o melhor livro vegano absoluto do movimento pelos direitos animais e um formador de opinião. Embora as pessoas discutam os direitos dos animais há milhares de anos, ele colocou o conceito a um teste filosófico.

Ele prova que a escolha de nossa sociedade de comer animais é o especismo, o que significa que estamos discriminando outras espécies de animais. Ele diz que o nosso argumento de que os animais estão lá para comermos é assustadoramente semelhante ao argumento de que os escravos estão lá para fazer o nosso trabalho nos campos.

Um de seus principais pontos é que os porcos (como exemplo) são, certamente, mais conscientes e conscientse de seu entorno do que um bebê humano e mais do que uma criança com problemas mentais. Mas é considerado errado em comer ou fazer experimentos nesta criança.

Portanto, não deveria ser errado fazê-lo a um porco? Por que não? Porque um porco é um porco e um ser humano é um ser humano? Bem, isso é especismo.

Eu não posso listar todas as razões para esse argumento aqui (é um livro longo), mas se você está procurando para saber mais sobre por que as pessoas acham que não está certo comer animais, este livro vegano é uma leitura obrigatória.

Food for Life (Alimentos para a Vida) – Dr. Neal Barnard

Alimentos Para a Vida foi escrito pelo Dr. Neal Barnard e detalha as suas conclusões com base em anos de pesquisa médica sobre como as dietas ajudam a prevenir doenças. Este é um dos melhores livros veganos em torno de fatos sobre a saúde. Ele acredita que uma dieta vegana, baseada em grãos integrais, legumes, verduras e frutas é a dieta mais saudável para os seres humanos.

Uma das partes mais memoráveis ​​está no início, quando ele fala de um estudo feito pelo Dr. Dean Ornish em que ele tomou pacientes que tinham sofrido ataques cardíacos e separou-os em dois grupos. O primeiro grupo seguiu a dieta recomendada pela maioria dos médicos para os pacientes após ataques cardíacos: peito de frango sem pele desossado, peixes, laticínios de baixo teor de gordura, frutas e legumes. O segundo grupo recebeu uma dieta vegana focada em grãos integrais, feijões, frutas e legumes.

O primeiro grupo teve os resultados padrão, eles reclamaram em mudar sua dieta, perderam um pouco de peso no início, mas depois o recuperaram e, no final do ano, muitos tinham saído da dieta por causa da falta de resultados.

O segundo grupo também inicialmente reclamou sobre sua nova dieta, mas tiveram resultados diferentes. Mais peso perdido, tinham menos dores no peito, e realmente inverteram o desenvolvimento de placas nas artérias, diminuindo o risco de contrair doenças cardíacas. No final do ano, eles mantiveram o peso e ficaram na dieta, uma vez que lhes deu diferenças perceptíveis. Alguns foram capazes de tirar as drogas contra colesterol completamente e outros apenas passaram a tomar doses menores.

É um dos vários estudos surpreendentes que Food for Life apresenta. No final deste livro, o Dr. Barnard tem receitas e um plano de dieta para 30 dias.

101 Reasons I’m a Vegetarian (101 razões para eu ser um vegetariano) – Pamela Rice

É um dos primeiros livros que levam uma pessoa a ser vegana. É incrivelmente detalhado e alarmante. Quem leu diz ter chorado várias vezes, como a maioria das pessoas fazem a primeira vez que aprendem o que realmente acontece com os animais que comemos. Você também pode pegá-lo para aprender algumas coisas novas sobre a saúde, a agricultura industrial e meio ambiente e ler apenas uma das razões de cada vez.

Omnivore’s Dilemma (O Dilema do Onívoro) – Michael Pollan

Apesar de não focar o veganismo em absoluto o autor, Michael Pollan, fala sobre comida em nossa sociedade moderna. Pollan passa por três refeições diferentes: a primeira é o padrão refeição fast food, a segunda é puramente orgânica de comidas integrais e a terceira é a que ele encontra diretamente natural. Ele finalmente prefere a última, embora admita que é preciso um pouco de tempo e energia para obter uma refeição inteira da terra.

Uma das partes mais importantes do livro é sua discussão sobre como os seres humanos não foram construídos para serem carnívoros. Entre outras diferenças, os carnívoros têm trato digestivo curto para dispor de carne podre rapidamente e eles têm garras e dentes afiados com os quais rasgam a sua comida. Onívoros e herbívoros (como os humanos) têm aparelhos digestivos longos em que a carne e permanece presa, sem garras e temos dentes planos, sem corte, o que significa feitos para mastigar matéria vegetal.

Mesmo se você é um comedor de carne, este é o melhor livro vegano para aprender mais sobre os seres humanos e alimentos. O título vem de um dilema que onívoros passam por ter tantas do que comer.

Você já leu um dos livros acima , ou outro que você ama? Partilhe a sua opinião e ajude nossos leitores a escolher com base em suas opiniões. Vamos mostrar com bons argumentos que a dieta vegana e vegetariana pode ser uma ótima opção saudável.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)