Após termos dado dicas sobre os melhores livros de receitas vegetarianas, agora é a vez de dicas sobre livros científicos e dissertativos a respeito do vegetarianismo. Alguns filósofos, cientistas e nutricionistas escreveram a respeito, discutindo e argumentando racionalmente sobre a prática da dieta vegetariana, esclarecendo dúvidas, porque o consumo de carne é nocivo, porque o direito dos animais é algo legítimo. Vejamos quais livros são esses!

  • Libertação Animal. Autor: Peter Singer. Publicado em 1975, este livro foi um dos primeiros a colocar em pauta a questão dos direitos dos animais e a denunciar os métodos de criação, abate e exploração dos mesmos pela indústria e pela ciência. O livro é a “bíblia” do movimento de libertação animal, sendo traduzido para diversas línguas. Nele o autor discute o “especismo”, o nosso descaso com espécies não-humanas e a crença infundada na superioridade do ser humano sobre outras espécies. Peter Singer é australiano, filósofo e professor de bioética na Universidade de Princeton.
Libertação animal de Peter Singer

Livro Libertação animal de Peter Singer

  • Comer animais (Eating animals). Autor: Jonathan Safran Foer. Inicialmente escritor de livros de ficção, Jonathan Safran Foer escreveu este livro após receber a notícia de que iria ser pai. O impulso inicial era a questão sobre como alimentar responsável e eticamente um outro ser humano. Assim visitou por quase dois anos fazendas de criação de animais, como frangos, porcos e peixes. O livro intercala o trabalho investigativo e jornalístico com passagens autobiográficas, de como o autor se tornou vegetariano aos nove anos de idade e a relação de sua avó, sobrevivente do holocausto, com a comida. O livro nos coloca cara a cara com a realidade da criação e utilização de animais para o consumo humano e através dos fatos acaba por responder à questão inicial de como alimentar eticamente um outro ser humano.
Livros sobre vegetarianismo

Livro Comer animais de Jonathan Safrer Foer

  • Jaulas vazias. Autor: Tom Reagan. O autor é um filósofo mundialmente conhecido como um dos principais expoentes da causa pelos direitos dos animais. Seu argumento principal para que os seres humanos vivam e deixem viver os animais está no fato de que além da capacidade de sentir dor, os animais são sujeitos de uma vida. Isso quer dizer que eles existem para si mesmos, têm uma história, uma biografia, interesses, que não devem ser interrompidos pelas mãos humanas. Seres vivos querem viver, e porque nos arrogamos o direito de romper com o ciclo da vida alheia? O que justifica a dominação, a exploração e a matança senão a arrogância irrefletida da espécie humana? Este livro é um compêndio de argumentos, histórias e reflexões a respeito de nossas relações com os animais.
Livros sobre libertação animal

Livro Jaulas vazias de Tom Reagan

  • O dilema do onívoro. Autor: Michael Pollan. O livro é uma odisséia que parte dos nossos prato de comida até os locais e condições em que são produzidos os alimentos. Dos alimentos da agricultura industrial aos abatedouros de animais, o autor faz um percurso que surpreende a todos nós, ignorantes daquilo que compramos nas prateleiras dos supermercados e comemos.
Livro O dilema do onívoro

Livro O dilema do onívoro de Michael Pollan

Com tantos livros sobre alimentação vegetariana não há porque ficar desinformado!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)