Está na hora de grelhar alguns vegetais. Os vegetais cozinham rapidamente e ficam deliciosos com o toque especial que uma grelha adiciona ao sabor. Na maioria dos casos, você pode dizer se os vegetais estão prontos apenas olhando para eles. Mas antes de dar algumas dicas sobre como preparar vegetais grelhados, vamos dar algumas dicas de quais utensílios usar para grelhar seus vegetais.

Legumes grelhados na frigideira, churrasqueira, ou grill?

Cada um desses itens terá um resultado diferente no sabor dos legumes que foram grelhados.

Na frigideira

Para grelhar na frigideira, é necessário usar uma grade por cima dela e água por baixo para realmente grelhar os legumes. Se você estiver “grelhando” direto na frigideira, não é grelhar e sim, fritar, com um resultado bem diferente. O vapor e o calor vai preparando os legumes, que podem ficar um pouco úmidos. Algumas pessoas adicionam temperos aromáticos na água para que ao evaporar, adicionem ainda mais sabores aos legumes.

No grill

Aqui os legumes ficam bem crocantes porque vão perdendo água durante o processo de serem grelhados. É recomendado adicionar temperos e ervas aromáticas e fechar o grill para garantir que há um sabor e um aroma delicioso nos legumes. É bom fechar também o grill para garantir que os legumes mantenham mais de sua umidade.

Na churrasqueira

Semelhante ao grill, os legumes preparados na churrasqueira também perdem um pouco mais de líquidos. Mas diferente da frigideira e do grill, ele vai ficar com um odor característico do carvão, que pode deixar os legumes com um sabor muito mais rico, dependendo dos temperos que foram escolhidos para o preparo dos vegetais. O cuidado principal aqui é no controle da temperatura para não exagerar e acabar queimando os vegetais mais delicados.

Agora, que tal algumas dicas para preparar vegetais grelhados como um chef profissional?

Como preparar vegetais grelhados

Vegetais grelhados podem ficar muito bom, mas é importante fazer um bom preparo desses vegetais para os melhores resultados. (Foto:What A Girl Eats)

Legumes grelhados merecem um bom azeite

Os vegetais secam quando atingem o calor sem um pouco de óleo. Antes de bater na grelha, jogue-os com um leve revestimento de óleo. Não use demais pois não só adiciona calorias desnecessárias, como o óleo pingando aumenta o calor e faz sabores escaparem. Além disso, jogá-los em óleo ajuda o seu tempero a ser mais uniforme.

Como fazer legumes no grelha? Conhecendo seus legumes, é claro!

Alguns vegetais levam um minuto ou dois para cozinhar e outros demoram mais. Legumes mais desnsos como batatas levarão mais tempo para cozinhar. Mantê-los em calor alto por um longo tempo,vai queimá-los no exterior, mantendo-os crus no interior. Para evitar a queima, coloque os vegetais sobre fogo alto, depois mova-os para uma parte mais fria da grelha para terminar a cozedura. Ou pré-cozinhe e apenas dar-lhes alguns minutos na grelha para obter alguma cor no lado de fora.

Use espetos ou assadeiras sobre a grelha para vegetais pequenos

Os tomates cerejais ficam ótimos na grelha, mas eles são um pouco pequenos para ficar na grade. Para manter pequenos vegetais como tomates cereja, coloque-os em uma espeto ou use um recipiente para colocar seus vegetais pequenos. Você também pode fazer um suporte com papel alumínio.

Tamanho importa na hora de grelhar

Como você prepara seus vegetais dita como eles vão ficar na grelha. Corte-os em pedaços menores se você quiser que seus vegetais cozinhem mais rapidamente (e use um espeto para mantê-los na grelha). Corte vegetais redondos como cebolas ou berinjelas em rodelas finas, pois você terá mais área de superfície, o que permite um exterior mais crocante, e porque eles são finos, eles vão grelhar rapidamente.

Tente grelhar em pacotes

Não tem vontade de cuidar dos seus legumes na grelha? Tente cozinhá-los em pacotes. Este método funciona muito bem para vegetais densos, como batatas, batatas doces ou outras raízes. Basta embrulhar em papel alumínio e deixar lá. Organize vegetais em fatias finas, uma camada única, ligeiramente sobrepostas, na folha. Deixe uma borda de 2 polegadas em todos os lados. Dobre o papel alumínio e aperte as bordas juntas, fazendo um pacote. Coloque o pacote na grelha e cozinhe até que os vegetais estejam macios (cerca de 12 a 15 minutos, para batatas). Quando você abre um pacote para verificar se os itens estão prontos, tenha cuidado com o vapor quente.

Ficou alguma dúvida de como preparar legumes nas grelhas? Deixem suas perguntas nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)