10 erros comuns de quem começa na dieta vegana
Se tornar vegan é uma grande decisão. É fácil ficar confuso e sobrecarregado por todas as novas informações que você nunca considerou antes.
Mudar para uma dieta vegana é uma ótima maneira de fazer mudanças positivas para sua saúde, o meio ambiente e, claro, para os animais. Como qualquer mudança de estilo de vida, é um processo que envolve um pouco de experimentos, e alguns erros podem ser cometifidos no meio do caminho.
Assumindo que toda dieta vegana é saudável
Um dos maiores erros novos veganos fazem (eu incluído) está assumindo a todos os alimentos veganos automaticamente mais saudáveis. Enquanto uma dieta rica em plantas é ótima para sua saúde, é 100% possível ser um vegano de junk food. Sorvete vegan, batatas fritas, biscoitos veganos, sobremesas de alta gordura – a luta é real.
Leia também
Não há nada de errado em comer ‘junk food’, é claro, mas lembre-se de que os valores nutricionais não aparecem pela porta só porque algo é vegano.
Dieta vegana não precisa de planejamento e cardápio
O que acontece se você estiver fora de casa e começar a ficar com fome, mas não tem lanches veganos na mão? Ou se você perceber que não há opções veganas perto de você? Você joga a toalha e come algo que não é vegan?
Ou se você chegar em casa depois de um longo dia e perceber que você não tem nada preparado para o jantar, então você pede seu favorito ‘barato e fácil’ não-vegan tirar porque você está muito cansado?
É tão fácil ser pego nessas situações e recuar aos velhos hábitos como um vegano iniciante. A chave é evitar se colocar nessas posições em primeiro lugar.
Então o que você pode fazer? Mantenha lanches como nozes e frutas secas em sua bolsa ou carro, guarde arroz, batata doce, feijão ou farinha de aveia que você pode preparar em cinco minutos, e estoque seu freezer ou despensa com opções de “dia preguiçoso”, como pizza vegan,refeições congeladas, feijão cozido ou sopa enlatada.
O mesmo vale para comer fora como um vegano! Planeje com antecedência e olhe para o menu para suportar suas opções.
Dieta vegana emagrece, mas isso não é necessariamente bom
A maioria dos alimentos vegetais são naturalmente baixos em calorias do que produtos de origem animal. Um erro que vejo muitos novos vegans fazem é tirar a parte “carne” de uma refeição e não substituí-la com mais plantas.
Esta é a sua permissão para investir nos grãos, frutas e feijões! Comer uma quantidade suficiente de calorias de uma grande variedade de plantas não só irá mantê-lo completo e energizado, mas também garantir que você esteja recebendo vitaminas, minerais e macronutrientes suficientes
Se você quiser ter certeza de que está recebendo calorias suficientes no começo, você poderia usar um aplicativo para rastrear uma semana de comida. Lentamente, você ganhará uma compreensão do que parece e sente como comer o suficiente durante o dia para sentir o melhor.
Pensar que você tem que se tornar um chef para comer vegano
Muitas de suas refeições favoritas podem ser veganas sem perceber. Feijão cozido na torrada, manteiga de amendoim e sanduíches de geleia, cereais com frutas, ou macarrão vegetariano. Estes são apenas alguns dos exemplos para alimentos que já são veganos.
Copiando o que os influenciadores veganos estão comendo
Repita depois de mim – só porque um famoso YouTuber vegan come tigelas de smoothie todos os dias no café da manhã, isso não significa que você tem que. Só porque eles comem ‘x’ calorias por dia, isso não significa que você deve comer a mesma quantia.
Eu altamente encorajo você a experimentar novos alimentos em uma dieta vegana, mas trate vídeos como inspiração e não como conselho nutricional. O que funciona para alguém pode não funcionar melhor para sua agenda, clima, orçamento, paladar ou corpo.
Gastar muito dinheiro em alternativas veganas
Um equívoco comum sobre o veganismo é que é super caro. Enquanto sim, as carnes veganas e os produtos de “queijo” podem ser caros, você não precisa gastar uma tonelada de alternativas baseadas em plantas. “Carnes” veganas são uma opção divertida, saborosa e conveniente quando você é a primeira transição ou quer tentar algo novo, mas eles não precisam compensar a maior parte da sua dieta.
Priorize a estocagem de alimentos baratos à base de plantas, como arroz, aveia, feijão, batatas, produtos de temporada e legumes congelados. Você encontrará hambúrgueres e tofu básicos vegetarianos por preços decentes na maioria dos supermercados. Como com qualquer estilo de vida, o veganismo é tão caro quanto você o faz ser.
Não fazendo uma conexão ética
Há muitas razões pelas quais as pessoas decidem se tornarem veganos. Alguns chegam ao veganismo em um esforço para melhorar sua saúde ou peso.
E, embora seja totalmente bom gastar o resto da sua vida com base na fábrica de plantas por motivos de saúde, fazendo com que a conexão ética crie uma nova consciência, abnegação e gentileza em sua vida.
Seja assistindo alguns documentários veganos ou fazendo sua própria pesquisa sobre a indústria de agricultura de animais, fazendo essa conexão extra solidificará seu “porquê” e tornar o veganismo mais fácil de manter a longo prazo.
Ser duro consigo mesmo quando você escorrega
E confie em mim, você vai escorregar em algum momento, mesmo que você não queira.
Haverá muitas vezes em que você acidentalmente comerá algo com queijo ou leite de vaca, e vai perceber só depois. Em vez de ficar super estressado e aborrecido por si mesmo, é muito mais fácil apenas aceitar, perdoar a si mesmo e fazer uma nota mental para a próxima vez.
Já está em seu corpo, então não há muito você possa fazer sobre isso!
Não aprender a ler rótulos de alimentos
Se você não tem alergias ou intolerâncias, talvez não tenha se esforço demais para ler os rótulos de alimentos. Mas quando você vai vegetariano, você percebe que é algo que você só precisa fazer.
A menos que você queira passar horas no supermercado, aprender o que procurar em rótulos de alimentos é essencial para uma viagem livre de estresse para as lojas. Confira meu top cinco rótulo lendo hacks aqui.
Tentando fazer isso por conta própria
Como muitas coisas na vida, é mais fácil e agradável com um amigo. Se você puder encontrar um sistema de suporte para apoiá-lo e ajudá-lo a ficar no caminho certo, você terá mais sucesso em sua jornada vegana.
Se você não consegue encontrar alguém para se juntar a você, conecte-se com os grupos de Facebook vegan na sua área, assine os blogs vegan, e participe de festivais e eventos veganos locais. Comece encontrando uma comunidade online e antes de você saber, você encontrará sua multidão local.
Não só você pode se apoiar quando você está lutando, mas é bom ter alguém para compartilhar receitas veganas e memes com!
Você não precisa cometer esses erros veganos comuns
Aprender como evitar esses erros veganos comuns no início da sua jornada ajudará a tornar a transição mais fácil e livre de estresse. No final do dia, lembre-se de que você é apenas humano e só pode fazer o seu melhor!
Você está lutando com nada deles no momento? Deixe-me saber nos comentários e podemos conversar para te ajudar!
Sobre o autor
André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.
Veja também
Mudando o Mindset: as dificuldades de se tornar um Vegan
5 formas de iniciar uma dieta vegana
Quais os problemas de saúde mais comuns em veganos?
O que o fisiculturista vegano tem que comer?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.