Dieta vegetariana previne câncer?
Dentre as inúmeras doenças que a dieta vegetariana ajuda a prevenir, está o câncer em seus vários tipos de ocorrência. O vegetarianismo reduz em 12% o risco de desenvolvimento de qualquer tipo de câncer, e com relação a certos tipos específicos o número de redução de risco é ainda maior. A maioria das pesquisas que apontam para estes resultados foram feitas através da observação e comparação de indivíduos vegetarianos e não-vegetarianos. A resposta sobre porque a incidência de câncer nos vegetarianos é menor não tem uma resposta única, mas várias hipóteses. Uma delas é a presença massiva de hormônios, pesticidas e remédios nas carnes, que são administrados aos animais em cativeiro. Tais substâncias podem provocar mutações celulares e consequentemente o desenvolvimento de tumores. Dentre outras hipóteses está a de que a carne vermelha favorece o câncer pelo teor elevado de proteínas, que passa a ser nocivo quando administrada em grande quantidade. O consumo de carne vermelha está intimamente relacionado ao câncer de intestino, doença que tem uma incidência ínfima entre indivíduos que se alimentam de fibras por meio de frutas, cereais e verduras.
Leia também
Os números das pesquisas são reveladores:
- Com relação ao câncer no sangue, como leucemias, linfoma não-Hodgkin e mieloma múltiplo, a chance de desenvolvimento em um indivíduo vegetariano é 45% menor.
- Com relação ao câncer de intestino é comprovado que o consumo de carne vermelha e carne processada aumenta enormemente a chance de seu desenvolvimento, com 88% de chance a mais de câncer no intestino grosso.
- A chance de câncer de próstata em homens que consomem carne é 54% maior.
Estes dados não garantem que parar de comer carne irá impedir necessariamente o desenvolvimento de um câncer, mas que a dieta vegetariana garante uma diminuição na possibilidade de seu desenvolvimento. Aliada a outros cuidados, como o abandono do tabaco e alimentos industrializados, a dieta vegetariana proporciona sim uma qualidade e expectativa de vida bem maiores.
Veja também
Quais são os tipos de vegetarianismo?
Dieta de transição gradual para o vegetarianismo
Cogumelos e proteínas na dieta vegetariana!
Vegano e vegetariano: quais as diferenças?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.