Seguir uma dieta vegana sem glúten deve ser simples o suficiente: você só precisa evitar alimentos que contenham glúten e produtos de origem animal. Certo? Mas não é tão fácil quanto parece.

Primeiro, enquanto é relativamente (mas não perfeitamente) fácil identificar produtos de origem animal em um rótulo de alimentos, ingredientes com glúten nem sempre são tão óbvios. E ambas as listas de ingredientes para evitar são longas, e você pode estar se preparando para um mar de frustrações.

Outro motivo: muitos alimentos destinados a vegetarianos e veganos usam fontes de proteínas que incluem ingredientes com glúten. Isso pode ser bom se você comer esses grãos (como muitos vegetarianos e veganos fazem), mas não funciona se você tem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. Mas como começar essa dieta vegana sem glúten?

Cardápio vegano sem glúten: decorando os alimentos

Viver sem glúten é mais difícil do que simplesmente evitar pão e macarrão, pois você pode encontrar glúten em sopas enlatadas e misturas de especiarias, por exemplo. Mesmo se você estiver buscando uma dieta baseada em alimentos integrais, você ainda precisará se preocupar com trigo, cevada e centeio em lugares que você não espera, sob nomes que não levantam suspeitas.

Enquanto é um pouco mais fácil identificar ingredientes óbvios de origem animal, especialmente se você está aderindo a uma dieta de alimentos na sua maioria integrais, apenas se afaste da parte de produtos animais no mercado e não compre nada que tenha algo questionável. Mas se você é vegano ou se você também está evitando produtos lácteos (muitas pessoas que ficam sem glúten também evitam os ingredientes à base de leite), fica um pouco mais difícil.

Dieta sem glúten

Cortar o glúten na dieta vegana é essencial para quem é celíaco ou tem algum grau de intolerância ao glúten. (Foto: CNN.com)

Dieta vegana sem glúten: limpando a cozinha

É muito fácil voltar aos hábitos antigos quando você está cozinhando, especialmente se você está com pressa, e é assim que cometemos erros. Então você precisará passar pela sua cozinha e livrar-se de produtos que não são seguros em sua nova dieta vegetariana ou vegana sem glúten. Faça uma lista de produtos que possam conter glúten e/ou produtos de origem animal e comece a excluir de suas prateleiras e geladeira.

Lembre-se de sua nutrição vegana sem glúten

Eliminar o glúten e os produtos animais da sua dieta colocam um monte de alimentos fora dos limites, especialmente alguns dos alimentos de proteína para veganos mais comuns. E, como resultado, você está em um risco mais alto do que o normal de déficits nutricionais, para não falar de fome quando seus amigos querem ir a um restaurante novo. Portanto, você precisará ter mais cuidados do que a média para garantir que você obtenha a nutrição que você precisa de sua dieta, especialmente proteína, cálcio, ferro, vitamina D e certas vitaminas do complexo B.

Expanda seus horizontes para alimentos vegetarianos e veganos sem glúten processados

Tanto as comunidades sem glúten quanto as comunidades vegetarianas e veganas viram uma explosão de alimentos processados ​​disponíveis nos últimos anos e, se você passear pelos corredores do supermercado ou lojas especializadas verá dezenas de opções.

Apenas tenha certeza quando você pegar um novo produto, verifique novamente o rótulo para glúten ou produtos de origem animal. Além disso, você deve aprender sobre o potencial de vestígios de glúten em produtos “sem glúten”, o que pode acontecer com uma certeza frequência.

Aprenda a se socializar com quem não tem uma dieta restrita

Quando você não tem glúten por razões de saúde, não basta simplesmente evitar pratos sem glúten e ficar com vegetais ou saladas vegetarianas do menu de restaurante: você precisa saber exatamente o que está em sua comida, já que a equipe da cozinha pode ter usado a água de produtos com glúten para preparar outros alimentos (sim, isso acontece).

Portanto, infelizmente é provável que você se encontre muito limitado quando visita os restaurantes. Combinar a dieta sem glúten com opções de alimentos vegetarianos ou veganos coloca você em limites alimentares grandes. Além disso, será difícil para seus amigos cozinharem para você.

Ainda assim, não há motivos para pensar que você precisa sentar e ficar bebendo água enquanto o resto da festa saboreia uma boa refeição. Se você está indo para um restaurante, ligue com antecedência e peça para falar com o gerente, pois é possível que algo possa ser consertado especialmente para você. Independentemente de você estar indo para um restaurante ou para a casa de um amigo, você pode trazer sua própria comida. Apenas seja discreto se você estiver em um restaurante e traga o suficiente para compartilhar se você estiver indo para uma festa privada.

Seguir uma dieta vegetariana ou vegana sem glúten não é algo fácil, especialmente no início, mas você não deve permitir que a curva de aprendizado seja assustadora se você realmente acredita que beneficiaria sua saúde. Em última análise, você aprenderá a gerenciá-la e você provavelmente descobrirá alguns alimentos novos e interessantes no processo.

Como você faz seu cardápio vegano e sem glúten? Que dicas daria para quem está tentando essa dieta?

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