Nos últimos anos, as dietas de desintoxicação tornaram-se a nova tendência. Enquanto alguns tipos de dietas de desintoxicação são recomendadas pelos profissionais de saúde natural, outras são simplesmente esquemas de marketing inteligente. Na maioria das vezes, as dietas de desintoxicação que os defensores naturais da saúde endossam são aquelas que envolvem indivíduos em regimes de jejum ou limitação à certos tipos de alimentos naturais.

Definição de uma dieta de desintoxicação

O objetivo de uma dieta detox é livrar o corpo de substâncias químicas nocivas, contaminantes e toxinas que podem ser armazenados no corpo. Os seres humanos entram em contato com esses contaminantes em grande parte através da comida que eles comem, mas também através de fatores ambientais, como a poluição. Em teoria, uma dieta detox limpa essas toxinas do corpo, eliminando a ingestão delas. Quando seu corpo não está lutando constantemente novas toxinas, ele terá a chance de “limpar” as toxinas armazenadas existentes.

Dieta de desintoxicação para iniciar a dieta vegetariana

No caso deste tipo de regime, a ideia é remover de seu corpo toxinas relacionadas ao consumo de alimentos provenientes de animais, preparando seu organismo melhor para uma dieta natural, gradualmente adaptando seu corpo para novos nutrientes e novos hábitos alimentares.

Tipos de dietas de desintoxicação

As características das dietas de desintoxicação variam muito. A maioria das dietas de desintoxicação incentivam as pessoas a beber muita água e consumir frutas e vegetais frescos e crus. Algumas dietas de desintoxicação podem ser mais extremas e instruir os participantes a jejuar consumindo apenas água ou sucos de vegetais crus. Na outra extremidade do espectro, os indivíduos podem simplesmente cortar produtos da sua dieta que são processados ou ligeiramente tóxicos para o corpo.

Necessidade do acompanhamento profissional em uma dieta de desintoxicação

Uma dieta de desintoxicação deve ser acompanhada por um profissional, evitando que você perca importantes nutrientes para uma boa saúde. (Foto: ohsheglows.com)

A dieta de desintoxicação para o vegetarianismo

A desintoxicação dieta vegetariana defende que os indivíduos cortem produtos animais de suas dietas. Carne e produtos lácteos muitas vezes contêm antibióticos e hormônios prejudiciais dados aos animais em suas dietas. Eles também têm uma alta carga de ácido no corpo quando consumidos. Outras dietas de desintoxicação também podem instruir as pessoas a usar certas ervas, suplementos e remédios para mover substâncias através dos intestinos rapidamente, além de seguir uma lista rigorosamente fechada de alimentos e nutrientes que você pode ingerir.

Duração de uma dieta de desintoxicação

Planos de dieta de desintoxicação em geral duram de 7 a 10 dias. No entanto, algumas pessoas optam por jejuar por um dia por semana ou participar com freqüência em curto período de 3-4 dias consumindo apenas sucos. Se você está consumindo alimentos sólidos, um tempo mais rápido de pelo menos 7 a 10 dias de frutas e vegetais crus é recomendado. Pessoas com experiência em jejum pode optar por consumir suco verde ou smoothies por mais tempo.

A necessidade do acompanhamento profissional

Para poder começar uma dieta de desintoxicação, o interessado deve se consultar com um médico e um nutricionista para poder organizar a dieta sem a perda de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Você não pode achar que uma dieta de revista ou que leu em algum site seja ideal e certa para você: só um profissional tem a capacidade de fazer essa análise e te receitar a dieta correta.

Desintoxicação para iniciar a dieta vegetariana

Nessa desintoxicação, a melhor recomendação é a graduação. Isso significa gradualmente substituir alimentos em sua dieta no período de um ou até mais vezes, de acordo com as recomendações de seu nutricionista. A desintoxicação de uma só vez pode causar um choque muito grande ao seu organismo, dificultando a adaptação para a nova dieta.

Seu nutricionista provavelmente recomendará a troca de alguns alimentos por outros, um a um. Á medida em que você e seu organismo forem se adaptando aos novos alimentos vegetarianos ou veganos, a tendência é que seu organismo fique mais saudável e responda cada vez melhor aos novos ingredientes inclusos em sua dieta.

Considerações Finais

Para auxiliar na sua desintoxicação, já escrevemos muitas vezes em nosso blog sobre nutrientes substitutos, formas de se adaptar melhor à uma dieta vegana ou vegetariana além de muitas receitas para que você se empolgue mais com os novos alimentos. Se mesmo assim, você ainda ficar com dúvidas sobre como se desintoxicar, deixe suas dúvidas nos comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)