O primeiro passo para configurar seu primeiro jardim hidropônico é selecionar um sistema que melhor se adapte às suas necessidades. Fatores importantes a considerar incluem, quanto espaço você tem, o que você deseja cultivar, a quantidade que você quer cultivar, o custo e quanto tempo você tem que gastar na manutenção do sistema. Todos os sistemas podem ser criados a partir de componentes separados ou comprados completos em uma loja especializada. Os melhores podem ser combinados em um sistema de aquaponia, que inclui a criação de peixes e ajuda a fornecer mais nutrientes para as plantas.

Como fazer hidroponia: passo a passo

Localize o sistema hidropônico em uma estrutura fechada, como uma estufa ou cômodo de sua casa, ou em um pátio ou deck ao ar livre. O piso deve ser nivelado para assegurar a cobertura uniforme de água e nutrientes para as plantas no sistema. Se colocar o sistema ao ar livre, proteja o sistema dos elementos, proporcionando uma barreira de vento e verificando os níveis de água mais frequentemente devido à perda de água pela evaporação. Durante temperaturas frias, traga o sistema hidropônico dentro de casa. Se colocar o sistema em uma sala interior da sua casa, adicione luzes para fornecer iluminação suplementar às plantas.

Montagem do sistema hidropônico

O sistema mais simples consiste em seis tubos de cultivo feitos de tubos de PVC de 6 “, um suporte e treliça em PVC, um tanque de nutrientes grande (mais de 100 litros), uma bomba e um colector. O tanque fica sob a mesa de tubos de PVC de 6 polegadas e o a bomba fica no interior do tanque para empurrar os nutrientes para as plantas através de um coletor de tubos de PVC menores e tubos de plástico. Cada tubo de crescimento tem um tubo de drenagem que leva de volta ao tanque. O coletor fica em cima dos tubos e envia água pressurizada para eles. Para levar os nutrientes para as plantas neste sistema, a água é empurrada através do PVC, o coletor e, em seguida, é disparada para pequenos tubos de plástico que correm dentro de cada um dos tubos de maior crescimento. Os tubos de nutrientes tem orifícios muito pequenos neles, um buraco entre cada local da planta. Os nutrientes passam pelo buraco e pulverizam as raízes das plantas. Ao mesmo tempo, o jato de água faz bolhas de ar para que as plantas obtenham oxigênio suficiente. A água então desce pelos tubos por gravidade e volta ao tanque. Vários sistemas diferentes tem formas diferentes de construção, e os esquemas podem ser facilmente encontrados na internet. Porém, o sistema de funcionamento de todos é basicamente o mesmo. Os melhores sistemas possibilitam uma fácil adaptação para um sistema de aquaponia, que é mais eficiente e menos custoso do que a hidroponia.

Como fazer plantação hidropônica

Uma boa plantação hidropônica pode usar os mais diversos vegetais, economizando espaço e reduzindo a necessidade de agrotóxicos. (Foto: hydroponicsbase.com1)

Misture os nutrientes e água no tanque

Encha o tanque com água. Em seguida, adicione duas xícaras de nutrientes ao tanque (ou, conforme recomendado pela etiqueta do fertilizante), ative a bomba e deixe o sistema funcionar durante cerca de 30 minutos para que todos os nutrientes sejam bem misturados.

Adicione plantas aos tubos de crescimento

Uma das maneiras mais fáceis de plantar um jardim hidropônico é usar mudas compradas, especialmente se você não tem tempo para cultivar as sementes você mesmo. A chave é escolher as plantas mais saudáveis ​​que você pode encontrar e, em seguida, remover todo o solo das raízes. Para lavar a sujeira das raízes, submerja a bola de raiz em um balde de água morna. A água que está muito quente ou muito fria pode causar choque à planta. Separe delicadamente as raízes para retirar o solo. Qualquer solo deixado nas raízes poder entupir os pequenos orifícios de pulverização nos tubos de nutrientes. Depois que as raízes estiverem limpas, puxe tantas raízes quanto possível através do fundo do copo de plantio e adicione pedras de argila expandidas para manter a planta no lugar e na posição vertical. Os seixos de argila expandidos são duros, mas também são muito leves para que eles não prejudiquem as raízes das plantas.

Amarre as plantas à treliça

Use grampos, presilhas e cordas para amarrar as plantas à treliça. A corda irá dar suporte para a planta subir reta, o que ajuda a maximizar o espaço na área confinada. Amarre a corda até a parte superior da treliça, prendendo os clipes e a corda na base de cada planta e enrolando suavemente as pontas das plantas ao redor da corda.

Ligue a bomba e monitore o sistema diariamente

Verifique os níveis de água diariamente; Em algumas regiões, pode ser necessário verificar duas vezes por dia, dependendo da perda de água devido ao calor excessivo e à evaporação. Verifique os níveis de pH e nutrientes a cada poucos dias. Como a bomba funciona em tempo integral, não precisa de um temporizador, mas certifique-se de que o tanque não seca ou a bomba queimará.

Projeto hidroponia caseiro: o mais importante é monitorar o crescimento e saúde das plantas

Poucas semanas após o plantio, as plantas irão cobrir completamente a treliça porque terão toda a água e nutrientes de que precisam para crescer rapidamente. É importante observar atentamente o crescimento da planta e amarrar ou cortar os talos das plantas a cada poucos dias.

Procure sinais de pragas e doenças, como a presença de pragas de insetos, folhas mastigadas e doenças foliares. Uma planta doente pode infectar rapidamente todas as outras, uma vez que eles estão tão próximas. Remova imediatamente qualquer planta doente. Como as plantas cultivadas hidroponicamente não precisam gastar sua energia tentando encontrar comida, elas podem gastar mais tempo crescendo. Isso as ajuda a serem mais saudáveis ​​e mais fortes porque podem usar parte dessa energia para combater doenças. Uma vez que as folhas das plantas nunca se molham, a menos que chova, elas são muito menos propensas a obter fungos, mofo e bolor foliar.

Embora as plantas hidropônicas sejam boas na luta contra doenças, elas ainda precisam lutar contra pragas. Mesmo que seja hidropônicas, insetos e lagartas podem, no entanto, encontrar um caminho para o jardim. Monitore sempre o sistema!

Como ficou seu projeto de hidroponia? Quais plantas você está usando no seu sistema?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)