Qual é a sua coisa favorita na cozinha? Qual é o item que você não pode ficar sem? Seu processador de alimentos? Seu liquidificador? Suas facas? Para a maioria dos veganos, a resposta é simples: os temperos. Quando você abre o armário e sente aquele cheiro agradável das ervas, as ideias começam a fluir, receitas começam a aparecer na sua mente, e a fome começa a bater. Nada como um bom cheiro para aguçar o apetite!

As especiarias e temperos são essenciais para cozinhar. Sal e pimenta não são o suficiente para melhorar suas receitas. Os temperos devem ser aromáticos e adicionar complexidade e profundidade a qualquer prato. Há centenas de ervas, especiarias, e combinações de temperos disponíveis. Como você sabe quais comprar? Como preparar cada um dos temperos? Vamos dar as receitas para alguns temperos e dicas para criar e manter um rack de temperos diversificado e altamente saboroso.

Como fazer tempero caseiro com ervas? Decidindo um estilo de cozinhar

Sua coleção de especiarias deve ser tão pessoal quanto suas roupas ou joias. Elas representam o seu estilo de cozinhar, os sabores que você ama e até mesmo a sua personalidade. Você pode preferir especiarias quentes, especiarias exóticas, especiarias doces ou folhas verdes frescas de certas ervas. Por exemplo, aqui em casa eu preparo geralmente pratos italianos, portugueses, e brasileiros, então uso especiarias que combinam com essas cozinhas. Existem alguns temperos básicos que cada cozinheiro deve ter, mas decidir seu estilo de cozinhar ajuda a economizar espaço, tempo, e dinheiro.

Receita de tempero caseiro com ervas: para qualquer tempero caseiro com ervas secas ou frescas, a dica para combinar as ervas é misturar em proporções iguais até encontrar o equilíbrio que você busca. Ervas mais fortes, como o orégano e o pó de canela (não é uma erva, mas vamos contar que seja), devem ser usadas em menor quantidade (1 parte de erva forte para cada 4 partes de outras ervas).

Como escolher temperos veganos

Temperos e ervas devem ser parte de qualquer cozinha vegana, para dar um sabor especial aos alimentos e deixar sua cozinha ainda mais criativa. (Foto: spiceislandvegan.blogspot.com)

Como fazer tempero caseiro seco: mantendo ervas e pós em casa

Ervas frescas são incríveis. Nada cheira tão bom quanto elas. Se você pode manter-se em um fornecimento constante delas, seja comprando-os ou cultivando você mesmo, você deve fazê-lo. Mas as ervas frescas podem nem sempre estar disponíveis para você, bem como certos ingredientes para temperos especiais. Por isso, é bom também manter sua despensa estocada com as ervas secas mais comumente usadas. As melhores para manter em reserva são salsa, manjericão, tomilho, orégano, alecrim, sálvia, coentro e folhas de louro.

Receita de tempero caseiro com ervas e alho seco: um bom ingrediente para combinar com ervas é o alho seco ou o alho crocante. Misture uma parte de cada erva com o alho seco ou em flocos, e você terá um ótimo tempero para suas receitas.

Tempero caseiro de alho, sal e cebola: os temperos básicos para sua cozinha

Mais uma vez, mesmo as especiarias que você considera básicas é algo bastante pessoal, mas para nós, estas são as especiarias mais comuns que você vai encontrar nas receitas. Eles são especiarias que são usadas nos mais diversos pratos. Primeiro de tudo, você deve ter diferentes tipos de sal em casa. Se você quiser, você pode manter tanto sal refinado quanto o sal grosso em mãos. Um moedor de pimenta é também uma obrigação. Você pode manter um pote de pimenta preta moída em seu armário, mas nada se compara com a pimenta moída fresca. Outras especiarias que podem ser consideradas básicas incluem alho em pó, cebola em pó, páprica, chili em pó, açafrão, canela em pó, noz-moscada e gengibre moído.

Receita de tempero de alho, cebola, e sal: você pode usar o alho e cebola em pó, ou bater cebolas e cabeças de alho em um liquidificador. Escolha uma proporção que combine com seu estilo de cozinhar. Alguns Preferem mais cebola, outros querem mais alho. Seja qual for sua escolha, dá pra fazer muitas combinações diferentes aqui.

Decidindo as especiarias exóticas para temperos especiais

A lista de especiarias exóticas é realmente longa. A primeira coisa que você precisa fazer é decidir que estilos de cozinha você pretende fazer. Cada estilo exótico tem sua própria lista usual de especiarias. Se você planeja fazer muita cozinha italiana, estoque flocos de pimenta vermelha e erva-doce (além do alho em pó, orégano e manjericão). Para a cozinha asiática e oriental, estoque cominho, coentro, anis, cardamomo, sementes de mostarda, curry em pó, entre outros. Na culinária espanhola e mexicana, sempre tenha cominho, coentro, orégano mexicano, pimenta caiena e chili em pó.

Receita de tempero caseiro exótico: uma forma de tornar qualquer tempero exótico é misturando ervas e especiarias de diferentes cozinhas em uma só receita. Por exemplo, você pode misturar o chili, o curry, e o manjericão para obter um sabor único. Lembre-se sempre, porém, de combinar com cuidado para ter as melhores proporções de sabores nos alimentos.

Compre especiarias em frascos pequenos

Se você quiser experimentar toda a gama de sabores, tente comprar pequenos frascos de diferentes tipos de especiarias. Compre esses frascos menores para especiarias que você vai usar pouco, de cozinhas que você quer experimentar mas não sabe se vai gostar tanto.

Receita de tempero caseiro com sal: sal rosa tem um sabor diferente, e pode ser combinado com certas ervas para um bom tempero. Como ele é um tipo de sal mais caro, vale a pena comprá-lo em pequenas quantidades e só usá-lo em algumas receitas específicas.

Lembre-se de usar as especiarias sempre

Como você pode ver, há uma longa lista de ervas e especiarias que ajudam a tornar sua cozinha irresistível. Os preços podem realmente ficar caros para especiarias e temperos mais exóticos. Se você está comprando especiarias que você vai usar com pouca frequência, compre o menor tamanho jar possível. Se é uma especiaria você vai usar diariamente, compre em maior quantidade. Você também pode comprar especiarias a granel. É muito menos caro desta forma e você pode comprar apenas a quantidade que você precisa. Se sua receita requer uma colher de chá de feno grego, por exemplo, você pode comprar apenas uma colher de chá de feno grego. Armazene suas especiarias em frascos de vidro e mantenha elas em um lugar fresco e escuro longe do calor. Ao longo do tempo, as especiarias envelhecem e perdem a vitalidade. Basicamente, um frasco de especiarias é bom para cerca de 6 meses. Se a cor de uma especiaria aparece desbotada ou o aroma é fraco, pode ser hora de substituí-lo. É uma boa ideia entrar no hábito de cheirar e provar suas especiarias para se familiarizar com seus aromas e sabores.

Quais são os temperos que vocês mantém na sua cozinha vegana? Quais combinações acham mais saborosas? Compartilhe conosco suas escolhas e receitas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)