Sim, é verdade, você pode fazer perfeitamente boas panquecas sem ovos ou mesmo o leite. Esta receita de panqueca vegana utiliza o leite de soja como substituto e o resultado são perfeita panquecas macias e leves para suas refeições.

Vale lembrar sempre que sua criatividade é seu único limite Sinta-se à vontade para substituir ingredientes ou incrementar as panquecas com diferentes coberturas, experimentando os mais diversos sabores e combinações na sua cozinha!

Panqueca Vegana

Uma receita simples, mas que pode ser incrementada e complementada com os mais diversos ingredientes e pratos.

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó;
  • 1/8 colher de chá de sal;
  • 1 xícara de leite de soja (ou outro substituto do leite vegano);
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal.

Modo de Preparo

Misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal em uma tigela grande até ficar bem misturado. Misture o leite de soja eo  óleo e bata até que a massa esteja lisa. Coloque 1/4 xícara de massa de cada vez em uma chapa quente untada em óleo, ou frigideira bem untada em fogo médio. Quando as bolhas aparecem na superfície da panqueca (cerca de 3 minutos) vire e cozinhe do outro lado por mais 2 minutos.

Variações de receita de panqueca vegana

Na massa da panqueca vegana você ainda pode acrescentar frustas desidratas para uma receita ainda mais gostosa. (Foto: jeremyshapiro.com)

Informações Nutricionais sobre a Panqueca Vegana

Baseado em uma dieta de 2000 calorias diárias, uma panqueca fornece aproximadamente 149, sendo 50 provindas da gordura. A gordura total é 5,6 g, sendo 9% do total. Gordura saturada 1,0 g, o que equivale a 5%. Totalmente livre de colesterol, o que é ótimo para quem quer controlar mais o peso. 58 mg de sódio, correspondendo a 2% do valor diário. O total de carboidratos é de 22,2 g, 7% do valor diário. A fibra alimentar é de 1,2 g, 5% do valor diário. Açúcares são 2,4 g, proteínas 3.7 g e ainda temos 22% de cálcio e 9% de ferro.

Dicas para incrementar a receita

O que faz a diferença no sabor da panqueca é a cobertura ou o recheio, dependendo de como você vai servir a panqueca. Você pode usar mel (para quem não é vegano), xaropes, caldas de frutas, frutas em conserva e muitos outros ingredientes para fazer da panqueca uma deliciosa sobremesa.

Já se você preferir mais pratos salgados, os recheios da panqueca podem ser os mais diversos. Proteína de soja, uma salada de folhas e legumes ralados com azeite fica uma delícia! Você também pode cortar a panqueca em pedaços e misturar em saladas ou caldos, empapando ela com os mais diversos sabores e incrementando sua receita.

E você? Como preparou sua panqueca? Compartilhe nos comentários sua criatividade e receitas!

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