Leite de amêndoas é uma alternativa saudável e barata para laticínios convencionais. É um substituto do leite animal que veganos podem facilmente fazer em casa. O sabor também é único, e ele é usado nas mais diversas receitas veganas que você possa imaginar.

Por que fazer leite de amêndoas?

Como praticamente todos os outros alimentos ou bebidas, o leite de amêndoas é menos caro e mais saudável quando você faz em casa. Embora existam marcas decentes de lojas disponíveis agora, muitas marcas contêm aditivos para permanecer estável em prateleiras e manter uma textura consistente.

O leite de amêndoas é uma alternativa de baixo índice glicêmico ao leite de arroz e não causa problemas com os níveis de hormônios, como o leite de soja. Pode ser usado no lugar do leite normal em receitas e panificação. É fácil de fazer e tem um sabor leve.

Se você tem uma dieta livre de leite, fazer o seu próprio leite de amêndoas é uma ótima maneira de economizar dinheiro e evitar aditivos. Como um bônus, você pode usar a polpa de amêndoa restante para fazer farinha de amêndoa para uso em receitas.

Como armazenar o leite de amêndoas caseiro?

Esta receita dura aproximadamente 4 dias na geladeira. Uma família facilmente consome muito leite de amêndoas em poucos dias, mas se você não usar isso, é melhor reduzir a receita e fazer menos para usar quando precisar.

Como fazer o leite de amêndoas?

Esta receita de leite de amêndoa é super simples de fazer em casa em poucos minutos! É personalizável para que você possa ajustar a doçura e até mesmo adicionar sabor, além disso, é naturalmente livre de produtos lácteo, sendo completamente vegana.

Ingredientes

1 xícara de amêndoas orgânicas cruas

4 xícaras de água pura filtrada e mais para imersão

Pequena pitada de sal

1/2 colher de chá de baunilha ou 1/2 fava de baunilha, raspada (opcional)

Adoçante de escolha

Modo de Preparo

Se desejar, molhe as amêndoas por pelo menos 12 horas em água pura com 1/2 colher de chá de sal marinho. Este é um passo importante na medida em que decompõe os inibidores de ácido fítico e enzima e cultiva enzimas benéficas nas amêndoas. Quanto mais as amêndoas se embeberem, mais cremoso será o leite acabado.

Leite de amêndoas

Faça seu próprio leite de amêndoas e tenha uma excelente opção para as mais diversas receitas. (Foto: Medical News Today)

Escorra a água de imersão e lave bem as amêndoas. Não guarde esta água para reutilizar, pois ela contém ácido fítico e é melhor descartá-la. No liquidificador, combine as amêndoas e água pura, juntamente com baunilha, adoçantes ou quaisquer outros ingredientes opcionais.

Misture 2 a 3 minutos até ficar homogêneo e cremoso. A mistura irá expandir um pouco, por isso certifique-se de que o seu liquidificador não está cheio antes de iniciá-lo.

Coe a mistura em uma tigela grande com um pano de queijo, gaze ou toalha de cozinha fina. Despeje em jarra de vidro ou jarro e guarde na geladeira por até quatro dias.

Reutilize a polpa: Guarde a polpa das amêndoas, coloque na assadeira e desidrate no forno no fogo mais baixo até secar completamente. Passe por liquidificador ou processador de alimentos para fazer farinha de amêndoa, que pode ser usada em receitas no lugar da farinha. Alternativamente, basta armazenar na geladeira para uso em panificação ou smoothies.

Variações de Sabor: adicione 1/2 xícara de morangos no leite de amêndoas, 1 a 2 colheres de sopa de cacau em pó para leite de amêndoa com chocolate, ou qualquer outro sabor que você possa imaginar.

Esta receita irá produzir um leite de amêndoas cremoso que é muito melhor do que comprar leite de amêndoa. A maioria dos leites comprados em lojas usa apenas 2% de amêndoas, então eles são de baixa caloria, mas você está essencialmente comprando água em uma caixa. Se você preferir este tipo de leite de amêndoa, você pode reduzir a quantidade de amêndoas para 1/4 ou 1/2 xícara e usar a receita acima.

Se você não é um grande fã de amêndoas, ou apenas quer experimentar outros leites de nozes, pode dar uma das dicas abaixo  e a única coisa que muda é o tempo de imersão:

Amêndoas: 8 a 12 horas

Avelãs: 8 horas

Macadâmias: 8 horas

Amendoim: 8 horas

Pinhão: 8 horas

Nozes-pecã: 4 a 6 horas

Nozes: 4 horas

Cajus: 2 horas

Pistácios: sem necessidade de imersão

Castanha do Pará: não precisa de imersão

Vocês já fazem leite de amêndoas em casa? Como?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)