Dá pra fazer conserva de praticamente qualquer vegetal. Inclusive, essa é uma das melhores formas de preservar os alimentos por mais tempo sem ter que congelar os vegetais. O lado bom de fazer os vegetais em conserva é que dá para temperar, e você pode consumir a qualquer momento, sem ter que esperar descongelar ou passar por qualquer etapa de preparo.

A conserva é uma forma bem inteligente de preservar os vegetais além da safra, ou seja, pagando mais barato pelo vegetal durante a época em que eles saem mais barato nos supermercados, feiras, e verdurões, e mantendo eles em casa para consumo próprio além desse tempo.

Como fazer conserva de legumes? Comece lavando muito bem os vegetais!

Antes de começar a fazer sua conserva, lave muito bem os vegetais que você vai usar para a conserva. Use uma escova com cerdas macias para limpar a superfície. Depois, prepare uma bacia ou pote de água com uma solução de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água e deixe os legumes de molho por 15 a 30 minutos. Depois, lave novamente em água corrente em abundância.

 

Por que colocar alimentos em conserva

Vegetais em conserva tem um sabor delicioso, e mantém os alimentos em bom estado de consumo por muito mais tempo. (Foto: www.hellawella.com)

 

 

 

Como fazer conserva de legumes com vinagre?

Para nossa base de conserva, precisamos de uma base que seja fácil de lembrar: basta adicionar partes iguais de água e vinagre, e um quarto de sal para açúcar. Nessa mistura de água, vinagre, sal, e açúcar, você pode acrescentar temperos. O tempero base é a pimenta preta e sementes de mostarda para um sabor clássico, mas você pode trocar por outras especiarias de sua preferência.

Conserva de legumes: receita diferenciada? Mude o tipo de vinagre!

Você pode usar o vinagre de maçã, de vinho tinto, arroz. Basicamente, pode diversificar com qualquer vinagre, e escolher o que melhor atende ao seu paladar. Tem gente que faz a conserva até com vinagre balsâmico, mas pode ter que acrescentar um outro tipo de vinagre para aumentar a acidez da solução.

Dê seu toque especial na hora de preparar sua conserva

Para não deixar sua conserva básica demais, fatias finas de gengibre são uma boa ideia para colocar no meio da conserva. Outra ideia boa é misturar mais de um legume ou vegetal na conserva, o que mistura um pouco os gostos. Outras raízes e ervas podem ser misturadas para dar ainda mais sabor à mistura, mas sem exageros. Pode colocar uma cebola junto, e um dente de alho pequeno.

Como preparar os legumes para a conserva?

Primeiro, esterilize os potes herméticos onde os legumes serão colocados. Lave bem e coloque os potes em uma panela, com água cobrindo completamente. Aqueça a panela e deixe ferver por 30 minutos, pelo menos, completando a água se ela baixar muito. Deixe os potes de molho na água quente.

Cozinhe então os legumes, separadamente. Para esse passo, não recomendamos o uso de uma panela de pressão, porque você não verá o ponto de preparo do legume. Ele terá que ficar apenas um pouco molinho, o chamado “al dente”. Dessa forma, perde-se menos nutrientes do alimento.

Na hora de colocar nos potes, separe o líquido da conserva e coloque os vegetais antes de colocar o líquido. Faça arranjos em camadas, para dar aquela aparência legal de mercearia do interior.

Depois de ter preenchido metade do pote com o líquido de conserva, aqueça um pouco do líquido, acrescentando um pouco de azeite à mistura. Complete o pote, deixe esfriar, tampando com papel filme. Depois que esfriar naturalmente, troque pela tampa hermética e leve à geladeira. Espere pelo menos 24 horas para consumir.

E aí, gostaram da receita? Compartilhem conosco como vocês fizeram as conservas de vocês! Queremos muito saber!

 

 

 

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)