A maioria dos alimentos tem um rótulo nutricional na parte traseira ou na lateral de suas embalagens. Esses rótulos incluem informações sobre as calorias do alimento, a gordura, ácidos gordos saturados (gordura saturada), carboidratos, açúcares, proteínas e sal. Toda a informação nutricional é fornecida de acordo com uma quantidade em mililitros, gramas, e porções do alimento. Já há algum tempo, alguns alimentos começaram a colocar informações resumidas dos rótulos na parte frontal de suas embalagens, usando também cores para indicar algumas informações importantes sobre as quantidades de alguns nutrientes presentes no alimento.

Informações importantes de um rótulo de alimentos

Mesmo rótulos de alimentos saudáveis devem ser lidos com cuidado, pois alguns nutrientes específicos podem ter uma quantidade muito alta e prejudicar sua dieta balanceada. Ao usar os rótulos de alimentos para tentar uma saúde melhor, você pode adotar algumas estratégias na dieta. Preferir alimentos que reduzem a gordura (especialmente gordura saturada), sal e açúcares adicionados; basear suas refeições em alimentos ricos em amido, como batatas, pão, massas e arroz, escolhendo alimentos integrais sempre que possível; Comer muitas frutas e legumes; e incluir alguns alimentos ricos em proteínas são apenas algumas das estratégias possíveis.

Outra atitude importante ao ler o rótulo dos alimentos é conhecer os ingredientes que foram usados para fazer o produto. Existem muitos produtos vendidos como “vegetarianos”, por exemplo, e que tem ingredientes de fonte animal.

Cuidados com os rótulos de alimentos

Se um alimento não contém alguma das informações obrigatórias no rótulo, evite a compra. Não há como saber se a empresa respeita as regras, se nem no rótulo ela acerta. (Foto: ideianutri.com)

Como ler rótulos de alimentos?

Rótulos nutricionais são muitas vezes apresentados como uma tabela na parte traseira ou na lateral da embalagem. Este tipo de rótulo de alimentos inclui informação sobre energia (kJ / kcal), gorduras, ácidos graxos saturados (gordura saturada), carboidratos, açúcares, proteínas e sal. Ele também pode fornecer informações adicionais sobre certos nutrientes, como fibras, minerais, e vitaminas.

A maioria dos grandes supermercados e muitos fabricantes de alimentos também exibem informações nutricionais na frente dos alimentos. Isto é muito útil quando você quiser comparar diferentes produtos alimentares de relance. Estas referências rápidas incluem, geralmente, apenas informações sobre calorias, quantidade de gorduras, teor de gordura saturada, teor de açúcar e teor de sal. Alguns desses rótulos frontais ainda incluem três cores, para ajudar na comparação: verde para uma quantidade baixa do nutriente no alimento, amarelo para uma quantidade moderada, e vermelha para uma quantidade alta do nutriente.

Lista de ingredientes no rótulo dos alimentos e pesquisa de informações

Na grande maioria dos rótulos, os ingredientes são listados em ordem de peso, com os mais “pesados” primeiro. Isso significa que, se os primeiros ingredientes são ingredientes ricos em gordura, como o óleo, em seguida, o alimento em questão é um alimento de alto teor de gordura. A grande quantidade de ingredientes pode acabar também confundindo o consumidor mediano. Por isso, uma recomendação interessante é tirar fotos da tabela de informações nutricionais e da lista de ingredientes. Em casa, pesquise sobre toda a lista.

Por exemplo, se você quer saber se um determinado ingrediente é vegano ou não, digite  “[nome do ingrediente] é vegano” em um mecanismo de pesquisa na internet de sua preferência. Anote o ingrediente como seguro para vegano ou não em um caderninho ou mesmo em seu celular, em um bloco de anotações.

Exemplo de pesquisa: “ácido fólico é vegano?”. Lendo as informações sobre este nutriente, descobre-se facilmente que sua origem é química ou sintética apenas.

Como decidir entre dois alimentos para minha dieta?

Você está em pé no corredor do supermercado olhando para dois produtos similares, tentando decidir qual escolher. Você quer fazer a escolha mais saudável, mas você está com pressa. Ou quer escolher o alimento vegano para um aperitivo rápido. Se você estiver comprando refeições prontas, verifique a quantidade de energia, gordura, gordura saturada, açúcares e sal. Se os rótulos nutricionais usar codificação de cores, muitas vezes você vai encontrar uma mistura de vermelho, amarelo e verde. Então, quando você está escolhendo entre produtos semelhantes, tente ir para alimentos com mais verdes e amarelos, e menos vermelhos, se você quiser fazer uma escolha mais saudável. Para se assegurar que não há ingredientes de origem animal, basta escolher produtos com uma lista de ingredientes menor, que você já conheça.

Esperamos ter ajudado na escolha de alimentos mais saudáveis. Não se esqueça de se orientar com seu nutricionista antes de trocar alimentos ou incluir alguns em sua dieta. Use a orientação desse profissional para te ajudar na escolha dos ingredientes certos para sua dieta e na leitura correta das informações nutricionais.

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários e faremos o possível para ajudar!

 

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