Talvez você faça isso uma vez por semana. Talvez somente quando você começa a sentir alguns odores mais fortes saindo da geladeira. Mas, eventualmente, você jogará fora frutas, verduras e legumes estragados. Muitos deles. O desperdício é preocupante, pois é um grande prejuízo para nossos bolsos e para o meio ambiente. Mas também, quem quer fazer uma salada com um alface que mais parece um lodo do que uma folha saudável? Por isso, é importante saber como manter esses vegetais frescos por mais tempo justamente para manter os nutrientes e o sabor por muito mais tempo.

Como conservar verduras e legumes na geladeira: preocupe-se com o etileno

Se os seus vegetais apodrecem depois de apenas alguns dias na geladeira, você pode estar armazenando frutas e legumes incompatíveis. Os vegetais que emitem altos níveis de gás etileno (um agente de amadurecimento) irão acelerar a deterioração de alimentos sensíveis ao etileno. Manter os dois separados vai prolongar consideravelmente o tempo de vida útil dos vegetais na sua geladeira. Da mesma forma, você pode usar o etileno em sua vantagem, para acelerar o amadurecimento de certas frutas (como o pêssego colocado junto a banana madura, colocando-os em recipientes fechados).

Conservar vegetais na geladeira por mais tempo: remova qualquer um que apresente sinal de podridão

Uma maçã podre pode realmente estragar todos os outros vegetais. O mofo prolifera rapidamente e contamina tudo nas proximidades. Portanto, jogue fora qualquer produto estragado imediatamente. Para prolongar a vida de todos os vegetais na sua geladeira, qualquer fruta, legume, ou vegetal que começar a desenvolver algum tipo de mofo, deve ser jogado fora. Não adianta cortar uma parte e tentar reaproveitar, pois os microrganismos ainda estarão se proliferando dentro do vegetal.

Vegetais sensíveis ao frio

Vegetais sensíveis ao frio perdem sabor e umidade em baixas temperaturas. Armazene-as fora da geladeira. Uma vez que estiverem totalmente maduras, você pode congelá-las para ajudá-las a ficarem um pouco mais tempo conservadas, mas para o melhor sabor, deve descongelar antes do consumo. Folhas, bananas, pepino, berinjela, abacaxi, abacate, são alguns dos exemplos de vegetais sensíveis ao frio.

Como conservar vegetais na geladeira

Conservar frutas, legumes, e verduras na geladeira leva uma boa dose de ciência! (Foto: www.thekitchn.com)

A regra básica de conservar vegetais na geladeira

A principal maneira de prolongar a vida útil de um vegetal na geladeira é usando temperaturas frias para desacelerar a respiração do alimento. Em geral, quanto mais quente for a temperatura, mais rápida será a taxa de respiração e maior será a taxa de amadurecimento da fruta, legume, ou verdura. Contudo, você não quer parar a respiração completamente, o que significa que não é para colocar um vegetal em um saco hermético, pois isso só vai iniciar um processo de decomposição do vegetal. Então já vai um aviso: é melhor guardar os vegetais “soltos” na geladeira, ou em recipientes especiais, que permitam aos alimentos respirarem.

Reforçando, o etileno também tem um papel crucial na regra de retardar o amadurecimento e prolongar o tempo de vida útil de um vegetal na geladeira. O etileno é um gás incolor inodoro e que acelera o amadurecimento de frutas, legumes, e verduras. Ele pode levar à deterioração prematura de vegetais sensíveis ao etileno nas proximidades. Portanto, você deve separar os produtos que emitem etileno de produtos que são sensíveis a ele. Existem produtos no mercado que absorvem o etileno liberado na geladeira, mas eles não vão capturar todo o gás que for liberado.

O que refrigerar e o que não refrigerar?

Uma cola para vocês, baseada na liberação do gás etileno:

Refrigere estes liberadores de gás:

  • Maçãs
  • Damascos
  • Melão
  • Figos

Não refrigere estes liberadores de gás:

  • Abacates
  • Bananas
  • Nectarinas
  • Pêssegos
  • Peras
  • Ameixas
  • Tomates

Mantenha esses longe de todos os liberadores de gás:

  • Bananas maduras
  • Brócolis
  • Couve de bruxelas
  • Repolho
  • Cenouras
  • Couve-flor
  • Pepinos
  • Berinjela
  • Alface e outras folhas verdes
  • Salsinha
  • Ervilhas
  • Pimentas
  • Abóbora
  • Batatas
  • Melancia

Folhas devem sempre ser colocadas na prateleira superior, menos fria. Frutas mais resistentes ao frio (na lista ao final do artigo, como os últimos vegetais a serem consumidos), devem ir para a prateleira inferior, mais fria. Lave sempre os vegetais antes de colocar na geladeira, para evitar quaisquer contaminações.

Consuma ou congele os itens mais perecíveis primeiro

 

Mesmo sob condições ideais, frutas vermelhas, por exemplo, nunca vão durar tanto tempo quanto laranjas na geladeira. Portanto, você deve sempre comer os itens mais perecíveis em primeiro lugar. E se você ainda tiver muitos vegetais maduros na geladeira, é bom improvisar. Faça uma torta de frutas, uma sopa, ou um grande pote de molho, e coloque no congelador. Assim, não há qualquer desperdício.

Posso guardar verduras cortadas na geladeira?

Pode, mas ao cortar as verduras, você reduz a vida útil delas. É melhor cortar apenas no momento em que for usar.

Quanto tempo dura uma salada de frutas ou verduras na geladeira?

Depende. Talvez nossa lista lista do que comer primeiro ou por último em sua reserva de vegetais, para não desperdiçar, possa ajudar:

O que comer primeiro: alcachofras, aspargos, abacates, bananas, manjericão, brócolis, frutas vermelhas, milho, vagem, cogumelos, mostarda,agrião.

Em seguida: rúcula, pepinos, berinjela, uvas, alface, lima, abacaxi, abobrinha.

Por último: damascos, pimentões, couve de bruxelas, couve flor, laranja, alho poró, limões, hortelã, mexerica, orégano, salsinha, pêssegos, peras, ameixas, espinafre, tomates, melancias, maças, beterrabas, repolhos, cenouras, aipo, alho, cebolas, batatas,

Nunca refrigere cruas: batatas, cebolas, abóboras ou alho. Mantenha esses vegetais um armário fresco, escuro e seco, e eles podem durar até um mês ou mais. Mas separá-los para que seus sabores e cheiros não migram.

Mas e se eu quero conservar legumes e frutas por mais tempo?

Você pode conservar legumes por mais tempo fazendo o branqueamento e congelamento dos legumes, o que preserva também os nutrientes. O mesmo processo pode ser feito para as frutas, o que é algo vantajoso para poder aproveitar frutas durante o ano todo, mesmo quando não é época. Receitas de smoothies, inclusive, ficam deliciosas com frutas congeladas!

Como vocês refrigeram seus alimentos? Alguma dica que deixamos passar em branco? Compartilhem suas dicas conosco!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)