Com suas formas estranhas e crescendo em ambientes úmidos e escuros, os cogumelos, por vezes, parecem estar envoltos por um véu de mistério. Como eles se propagam através de esporos em vez de sementes, algumas variedades são difíceis de crescer comercialmente e só podem ser colhidas em estado selvagem. Este é um trabalho melhor para ser deixado aos profissionais, já que muitos tipos de cogumelos são comestíveis e em alguns casos até mesmo venenosos.

Ricos em fibras e vitaminas, os cogumelos são também livres de gordura e sem colesterol. Eles são populares em todo o mundo devido à sua versatilidade, bem como sua textura e características que lembram a carne. E nossa lista reúne alguns dos tipos mais populares que você pode encontrar hoje no mercado, além de características do sabor de cada um para você fazer a escolha certa para suas receitas.

Cogumelos Brancos

Cogumelos brancos já podem ser garantidos em sua dieta, como os famosos cogumelos champignon. Mas há uma grande variedade de cogumelos comestíveis disponíveis além deste que é hoje em dia o mais popular nos pratos brasileiros. Seu gosto é bem suave e combina muito bem com diversas receitas, principalmente massas, molhos de tomate e molhos brancos.

Cogumelos Chantarelle/Cantarelo

Valorizado por um aroma frutado, estes cogumelos variam das cores amarela, laranja, marrom pálida branca ou preta. As tampas em forma de funil tem rugas em vez de brânquias na parte de baixo, que devem ser lavadas rapidamente, mas com cuidado antes de comer. Este é um dos cogumelos selvagens mais populares. Carnudos e firmes, eles são descritos como tendo um cheiro que lembra damasco. Eles são comuns em muitas cozinhas europeias, incluindo a cozinha francesa e austríaca, e também são nativas para os Estados Unidos.

Cogumelos Button/Botão (Champignons)

O tipo mais comum, cogumelos brancos variam em tamanho de pequeno, que são colhidas quando jovens e tem o sabor mais suave a grandes, que podem ser recheados e assados. Sua cor varia entre branco-amarelada pálida a castanho, que tem uma textura firme e um sabor delicado. Seu sabor menos intenso do que muitos de seus parentes mais exóticos, pode ser consumido cru ou cozido, e funciona bem em sopas, saladas, e em pizzas. No Brasil, assumem também o nome de Champignon, assim como os cogumelos brancos.

Cogumelos Ostra/Shimeji

Aveludado e em forma de trombeta, cogumelos ostra tem hastes com marrom delicado, cinza ou tampas avermelhadas com hastes cinza-brancas. Eles têm um sabor picante que se torna muito leve quando cozidos. Embora estes possam ser encontrados na natureza cresce nas laterais das árvores, o que você vai encontrar na loja ou em um menu é mais provável que foi cultivado. São encontrados em muitos pratos japoneses e chineses, como sopas e frituras.

Cogumelos Portobello

Com até 6 centímetros de diâmetro, portobellos tem um sabor e textura que lembra um bife. Na verdade, a parte de cima deste cogumelo são muitas vezes consumidos como substitutos de hambúrguer vegetarianos. Comuns na culinária italiana, portobellos empresta profundidade e densidade para molhos e massas, fazendo um ótimo substituto da carne, podendo também ser grelhados diretamente.

Informações nutricionais dos cogumelos comestíveis

As calorias da foto são para cada 100 g dos cogumelos. Notem que não colocamos as trufas em nosso post porque elas são MUITO caras. Paris, na foto, é também um dos nomes dados ao champignon. (Foto: maisequilibrio.com.br)

Cogumelos Shiitake

Em japonês, shiitake significa “fungo do carvalho”, que descreve onde os cogumelos podem ser encontrados na natureza. Hoje em dia, no entanto, a maioria dos shiitakes são cultivados. Shiitakes têm um sabor distintamente “esfumaçado”, amadeirado e tem um gosto melhor quando cozido. Disponível frescos ou secos, eles funcionam bem em frituras já que o sabor não se desvanece, principalmente junto ao gengibre e alho. Embora as hastes são muito difíceis para comer e devem ser removida das cabeças antes de cozinhar, você pode usá-las para dar sabor e fazer molhos antes de descartar.

Cogumelos Cremini

Similar aos cogumelos brancos, mas com uma textura mais firme e sabor mais profundo, creminis são realmente portobellos imaturos. As tampas que lembram pequenos botões variam de pálido marrom ao marrom rico. As hastes são comestíveis. Embora o crimino seja mais escuro, mais firme e mais saboroso do que seu primo, o champignon, os dois podem ser usados ​​alternadamente, diversificando suas receitas.

Cogumelos Maitake/Cabeça de carneiro/Kumotake

De longe, este cogumelo pode ser semelhante a uma cabeça de repolho. Cultivado, assim como encontrado na floresta, muitas vezes são vendidos em conjuntos com seus tampões macios. Este cogumelo tem um aroma de terra e um sabor puro, e é nativo tanto para o noroeste dos Estados Unidos quanto no Japão.

Cogumelos Porcini/Porcino

Com cores ligeiramente marrom-avermelhadas, porcinis são um dos cogumelos silvestres mais apreciados, procurados por sua textura suave e aromática, de sabor amadeirado. Eles são populares na Itália, assim como na França, onde eles são chamados Cèpes. Porcinis frescos não são tão fáceis de localizar,mas os secos são facilmente reconstituídos por imersão em água quente.

Deixamos de colocar aqui um dos seus cogumelos favoritos? Deixe nos comentários suas sugestões e incremente nossa lista!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)