Benefícios da soja e possibilidades de consumo
A soja é um alimento de consumo recente para os ocidentais, mas entre os orientais está presente há mais de 5000 anos! Seus efeitos benéficos são inúmeros, e ela é considerada a top de linha dos alimentos funcionais, com alto teor de proteínas, ácidos graxos, fibras, minerais (potássio, cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas (A, B, C e E). Muitas doenças são comprovadamente prevenidas pelo consumo de soja, como problemas cardíacos, osteoporose, mal de Alzheimer e sintomas desagradáveis da menopausa. A soja pode ser consumida de diferentes maneiras, e vem sendo procurada não só pelos vegetarianos, mas por pessoas em geral que desejam um estilo de vida mais saudável.
Leia também
O extrato solúvel da soja dá origem ao que conhecemos como “leite de soja“, que contém quase todas as proteínas do leite de vaca comum mas não contém a lactose, responsável por inúmeros efeitos desagradáveis e problemas de digestão em muitas pessoas. O seu consumo por mulheres na fase da menopausa diminui drasticamente os efeitos deste período. A única complementação necessária a ser feita é a do cálcio, presente no leite de vaca mas em pouca quantidade no de soja.
Um outro modo de consumo da soja é comumente conhecido como “carne de soja” ou “pts (proteína texturizada de soja”. Ela é encontrada em flocos (parecida com carne moída) ou em “torresmos”, sendo necessário hidratá-la para viabilizar o preparo e o consumo. Sua textura é esponjosa e quando espremida e misturada a outros ingredientes pode compor receitas como hambúrguer de soja, quibe de soja, almôndega de soja, etc. Pode ainda ser preparada tal como é encontrada, como carne moída ou como torresminhos crocantes, sendo necessário temperá-la bastante para que o gosto fique satisfatório. O teor de proteína da carne de soja é superior a 50% e quando combinada a outros cereais como arroz, milho e trigo, substituem a proteína de origem animal.
Uma atenção que devemos tomar ao comprar carne de soja é a sua procedência. Muitos fabricantes comercializam carne de soja transgênica, algo do qual devemos desconfiar, pois os danos à saúde e ao ambiente são fortes hipóteses nas pesquisas com os transgênicos. Leia na embalagem, pois isso vem especificado.
Veja também
Segunda sem carne, que movimento é esse?
4 receitas de farofa de soja
7 alimentos veganos ricos em cálcio
Tofu, Seitan, Tempeh e Hummus: por que todo vegano tem que tê-los em casa?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.