Pode ser muito fácil comer mais do que deveríamos. Se você quiser evitar o estresse de ganhar uns quilos a mais, ou simplesmente ser mais consciente do que você está colocando para dentro do seu estômago, a tecnologia pode te ajudar com vários aplicativos, que ajudam no controle da sua dieta desde os ingredientes até a quantidade de calorias que você consumiu. Para veganos, ainda é importante ter um aplicativo para ajudar a controlar não só as calorias, mas também a frequência da alimentação, garantindo que você está recebendo todos os nutrientes necessário para uma dieta saudável.

Aplicativo de alimentação saudável: iDrinkWater

Um dos maiores desafios da alimentação saudável é ter uma rotina de alimentação. Principalmente no ato de beber água, nos tornamos muito desleixados, e acabamos bebendo muito pouca água durante nossos dias ou sequer nos lembramos disso. Muitas vezes, a sensação de sede pode ser confundida com a fome, o que pode resultar no consumo de calorias extras que você não precisava na sua dieta.

O aplicativo “iDrinkWater” pode te ajudar nisso. Você deve baixar o aplicativo para seu sistema operacional, informando seu peso e altura, bem como a hora que você acordou e a hora em que pretende dormir. A partir daí, ele cria um lembrete automático para você beber água, o suficiente para seu organismo se manter saudável. No app você ainda pode acessar uma tabela com a quantidade de água presente em certas frutas, que entram na contagem de água diária, se você informar o consumo delas para o aplicativo.

Melhores apps para alimentação

Diversos aplicativos podem te ajudar em uma alimentação mais saudável, principalmente aqueles que monitoram a quantidade de alimentos que você consome e as calorias ingeridas. (Foto: ABC News)

Aplicativo para ajudar na alimentação saudável: Snap Meals

A premissa é simples: use seu dispositivo móvel para tirar uma foto do alimento que você está comendo, e o aplicativo determinará a quantidade aproximada de calorias nele. Cada refeição pode ser marcada quando você come (almoço, lanche à noite, etc), juntamente com todas as anotações que você deseja postar. Você pode então compartilhar sua refeição nas redes sociais, se preferir.

Recomendamos a digitalização de imagens de itens individuais, pois pode demorar até um minuto para o aplicativo determinar qual é o alimento e calcular as calorias. O app pode ter dificuldade em identificar certos alimentos, mas tirando a foto do alimento separado pode te dar as calorias exatas. Este é um aplicativo inteligente e fácil de usar que o tornará mais consciente das calorias que você consome diariamente.

Aplicativo para lembrar de comer a cada 3 horas: TecnoNutri

O TecnoNutri é um dos aplicativos mais completos na gestão da sua alimentação saudável. Tanto é, que é um dos mais recomendados por médicos e nutricionistas para quem está fazendo uma reeducação alimentar.

Ao inserir informações no app como sua idade, sexo, altura, e peso ideal, você também pode estabelecer metas para ganhar massa, perder peso, controlar doenças, entre outros objetivos. Combinando essas informações e objetivos com a frequência de exercícios no seu dia a dia, o aplicativo vai calcular seu IMC, sugerir um cardápio, o número de calorias que devem ser ingeridas, e mais. Além disso, o app possui uma tabela com a informação nutricional de vários alimentos, o que pode auxiliar você a criar seu próprio cardápio.

É ainda possível programar uma agenda com suas refeições de 3 em 3 horas, incluindo um alarme para te lembrar das refeições. É um dos melhores aplicativos para fazer esse acompanhamento.

Aplicativo para ajudar na ingestão de calorias: Vigilantes do Peso

Este aplicativo torna suas escolhas alimentares mais fáceis, facilitando o acompanhamento do seu consumo diário de alimentos e avaliando o quão bem ou mal você está comendo diariamente. No aplicativo ainda é possível ver como outras pessoas estão seguindo suas dietas e objetivos de saúde, bem como saber onde estão acontecendo reuniões dos vigilantes do peso em sua cidade, o que torna mais fácil passar por uma dieta de perda de peso.

No app, você pode calcular pontos de atividades físicas e de sua alimentação, registrar sua pesagem e acompanhar seu emagrecimento, buscar alimentos e bebidas no banco de dados, escanear o código de barras de alimentos, acessar receitas do Vigilantes do Peso, adicionar suas próprias receitas em uma lista, e mais. Há também um aplicativo complementar chamado Kitchen Companion que lhe dá idéias para o que cozinhar e como preparar esses alimentos de forma mais saudável.

Aplicativo de reeducação alimentar: MyFitnessPal

Vivemos em um mundo de tentação, prazeres baratos, estresse e conveniência, e tudo isso pode afetar nossa dieta e saúde. MyFitnessPal é um aplicativo móvel e também um site que oferece uma riqueza de ferramentas para rastrear o que e quanto você come, e quantas calorias você queima através das atividades físicas. É bem fácil de gerenciar, e vem com o maior banco de dados de alimentos e bebidas, o que pode ser essencial para quem tem uma dieta vegana mais restritiva. O app ainda possibilita estabelecer seu tipo de dieta e alimentação, outro ponto importante para os veganos e vegetarianos que querem monitorar de perto sua saúde e alimentos ingeridos.

Quais outros apps vocês usam para gerencia sua saúde? Quais apps recomendam para quem quer ter uma dieta saudável?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)