A alimentação vegana é aquela destituída de todo e qualquer ingrediente de origem animal. Carne, laticínios, ovos, mel, e outros não participam da dieta vegana. Justamente por isso é uma alimentação mais difícil de ser administrada, principalmente quando não é realizada em casa. Os lanches e as refeições oferecidas na rua, em restaurantes comuns, por vezes colocam obstáculos à alimentação. O que era para ser uma salada 100% vegetal pode vir com pedaços de presunto ou frango, o feijão pode ter sido cozinhado em carne e bacon, a massa do macarrão é geralmente feita com ovos e raramente com sêmola, a farofa contém ovo, a gordura da batata frita pode ter servido para fritar alguma carne… Ou seja, não temos controle do que nos é oferecido e do preparo dos alimentos. Caso não seja possível se alimentar em um restaurante vegetariano/vegano todos os dias, o recomendável é sempre perguntar a(o) cozinheira(o) do restaurante os ingredientes dos pratos, não tenha medo do rótulo de “chato” (por vezes você será considerado o chato da turma, aquele que sempre pergunta e inspeciona os rótulos de produtos para ver se tem algum ingrediente de origem animal).

Comida vegan

Como se alimentar e onde encontrar comida vegana

O ideal da alimentação vegana é saber cozinhar e gostar de cozinhar. Isso facilita não só para comer em casa, mas para elaborar um lanche que pode ser levado consigo para o trabalho ou outros lugares. Nas lanchonetes a opção é sempre a mesma: ou carne ou queijo. Por isso, prepare sanduíches saborosos antes de sair de casa, esteja sempre com frutas, barras de cereais, castanhas, biscoitos veganos (muitos biscoitos que encontramos no supermercado são veganos). Com o tempo você verá que com planejamento os apertos podem ser evitados na rua.

Se você está a procura de restaurantes e lanchonetes veganos na sua cidade, aí vão alguns que listamos:

Rio de Janeiro:

  • Bardanas – Cozinha 100% Vegana no Rio de Janeiro. Castelo, próximo a Santa Casa da Misericórdia na rua Santa Luzia.
  • Beterraba – Rua da Alfândega, nº 5 – Centro
  • Cobal Humaitá – Box 83 – Lanches e almoço, de terça a sábado, das 8 às 18 horas. Vegan, orgânico. $
  • Refeitório Orgânico – Rua 19 de Fevereiro, 120 – Botafogo

Florianópolis:

  • Empório orgânico vegano. Jurerê Internacional: Rua das Algas, 733 – loja 05 (bem na rótula da Av. dos Dourados)
  • Daissen – Praça Getúlio Vargas, 126 Centro – Os Pratos veganos são marcados com um V.

Curitiba:

  • Originale – Cantina italiana com cardápio vegano. Endereço: Avenida Munhoz da Rocha, 665 CABRAL
  • Superdog – Cachorro-quente com opções veganas que levam tofu. Endereço: Rua Manoel Pedro, esquina com Rua Munhoz da Rocha, CABRAL.
  • Balarama – Buffet livre, único vegano da cidade. – Rua Jaime Reis, 402, SÃO FRANCISCO.

 

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)