Apesar de ser vegetariano claramente ter muitas vantagens, as desvantagens de ser vegetariano muitas vezes amedrontam as pessoas de tomar o salto para uma dieta livre de carne. A maior parte destas desvantagens são fáceis de superar e não devem ficar no caminho da escolha de um estilo de vida vegetariano ou vegano. Vamos discutir um pouco sobre estas desvantagens

É difícil comer proteína suficiente

Uma das principais razões pelas quais as pessoas evitam ser vegetarianos/veganos é porque eles estão preocupados que eles não obterão proteína suficiente. Felizmente, essa preocupação não é tão grande a partir do momento em que se começa a dieta. Enquanto você se torna um vegetariano ou vegano mais esclarecido, você vai descobrir fontes de alta proteína escondidas, como queijo cottage, tempeh, frutos secos, a combinação de alimentos e tofu.

A maioria dos vegetarianos começam por simplesmente remover a carne de sua dieta atual, mas para ter um perfil nutricional verdadeiramente equilibrado, você terá de ir mais longe do que isso e explorar novos alimentos. É hora de ser criativo e adicionar mais frutas, legumes e grãos integrais ao seu prato. Para certificar-se você tem uma dieta totalmente equilibrada, pegue um livro sobre nutrição vegetariana/vegana para que você possa educar-se sobre como obter os nutrientes que seu corpo precisa por comer uma combinação de cereais integrais, legumes, verduras e gorduras essenciais encontradas em coisas como abacate e azeite de oliva. Enquanto você lentamente faz a transição de sua dieta da comida vegetariana/vegana, com o tempo você vai achar que mais fácil obter uma dieta equilibrada.

Opções de refeições para vegetarianos/veganos pode parecer limitada

Novos vegetarianos/veganos têm medo de que eles não vão ter bastante opções e eles simplesmente não sabem por onde começar. Pode parecer quase que cada prato contém carne ou derivados de animais, mas isso simplesmente não é o caso.

Dê-se tempo para a transição para um novo estilo de vida. Na realidade , as possibilidades para os vegetarianos/veganos são literalmente infinitas e incluindo vários alimentos deliciosos. Saia de sua zona de conforto e busque para tornar-se vegetariano como uma maneira de mudar toda a maneira como você come e se tornar um saudável. Adicionando um novo alimento ou receita por semana pode ajudar a aumentar o seu livro de alimentos de uma forma que não se sente esmagadora enquanto você muda sua dieta para longe da carne e as batatas de uma dieta padrão.

Comer fora pode ser um desafio

Comer fora como um vegetariano pode às vezes ser um desafio real. A maioria dos cardápios de restaurantes são voltados para os comedores de carne e as ofertas vegetarianos e principalmente veganas são muitas vezes limitadas a pratos de carne com a ausência da carne. Infelizmente, ter a carne longe de um prato não significa que você está recebendo uma alimentação saudável, uma refeição vegetariana/vegana bem equilibrada. Devido a isso, se você comer fora com frequência, pode ser difícil de obter a nutrição adequada que seu corpo precisa.

Peça extras para ajudar a equilibrar a sua refeição. A maioria dos restaurantes tem abacate, ovos, arroz, feijão e nozes na cozinha. Peça para substituir a carne com esses itens em vez de ter apenas a ausência de carne na sua encomenda. Evite comer queijo e pratos com carboidratos repetidamente se você assiduamente come fora. Lembre-se de perguntar que tipo de óleos o restaurante usa. Muitas vezes, eles usam gorduras animais para fritar ou eles podem ter gordura animal em ofertas como feijão frito ou pratos de arroz, além de temperos de origem animal. Veganos encontrará desafio extra com comer se eles estão preocupados com panelas em separado a ser utilizada para a sua alimentação. Felizmente, restaurantes vegetarianos e veganos estão agora se tornando mais populares e até mesmo tem pratos que comedores de carne vão adorar. Porém, se você mora no interior, sua opção pode ser fazer sua própria comida.

Encontros para jantar que exigem explicação de suas preferências alimentares

Se você estiver jantando com amigos, você precisa ter certeza de que eles entendem sobre a sua dieta. Pode ser difícil de lembrar educadamente seu anfitrião que você é vegetariano/vegano, mas é necessário.

É cortês alertar o seu anfitrião de suas preferências alimentares com, pelo menos, uma semana de antecedência. Pergunte a eles o que eles estavam planejando cozinhar e, em seguida, ofereça uma alternativa dentro de suas restrições alimentares que é fácil de fazer. Você também pode oferecer trazer o seu próprio prato principal se parecer muito trabalho para o seu anfitrião adicionar um prato separado para você. Quando a noite do jantar chegar, você provavelmente vai receber perguntas sobre o seu prato especial e por que você escolheu este tipo de dieta. Permaneça calmo, alegre e breve em suas respostas e sua escolha de refeição acabará por desaparecer no fundo e tornar-se um não-problema enquanto o jantar avança. Se você está participando de uma festa ou confraternização, sempre traga algo que você pode comer para se certificar de que você está seguro.

Desvantagens de ser um vegetariano

Mais comum do que você imagina será comer algumas folhas enquanto seus amigos saboreiam uma picanha suculenta. (Foto: www.nydailynews.com)

Família e amigos terão diferentes hábitos alimentares

Alterar o seu padrão muitas vezes pode criar atrito. Alguns amigos e familiares vão felicitá-lo  outros podem perguntar-lhe sobre suas razões para se tornar um vegetariano/vegano e alguns vão desafiá-lo abertamente sobre a sua escolha. Você pode conhecer pessoas pensam que os produtos de origem animal como carne de porco ou de peixe não são realmente carne, ou se deparar com outras questões relacionadas com a falta de conhecimento sobre este estilo de vida. Algumas pessoas podem sentir que a sua escolha é uma ameaça à maneira de comer delas.

Enfrente esses desafios com uma atitude calma. Ajude-os a entender por que você é um vegetariano e responda às perguntas com respostas atenciosas. Eduque-se sobre questões que surgem para que você entenda como responder a próxima vez que você receber uma questão particular. Eventualmente discutir suas escolhas alimentares vai se tornar sua segunda natureza. Desenvolva uma rede de apoio de outros vegetarianos para discutir questões que possam surgir e oferecer apoio mútuo e inspiração.

Tradições de festas podem precisar de mudanças

Peru para o Natal, bacalhau para a Páscoa. Para algumas das pessoas, essas tradições são uma cultura tão enraizada que é muito difícil de mudar. Pode não se sentir muito como uma data especial se você abrir mão da comida tradicional.

Pode levar algumas tentativas e erros enquanto você procura alimentos que satisfazem o seu desejo para uma refeição saudável, mas, eventualmente, você irá criar novas tradições que você pode desfrutar durante os próximos anos e substituindo os alimentos de antes. Explicando as suas novas escolhas alimentares para a família pode ser especialmente difícil. Traga sua própria comida para encontros em eventos especiais para se certificar de que você está coberto e remova todo o estresse do anfitrião. Se você quiser evitar discutir suas opções de alimentos para a maioria das festas, venha preparado com uma lista de outros tópicos de conversação para preencher as suas discussões com amigos e familiares.

Os vegetarianos e principalmente veganos têm de aprender a cozinhar

Enquanto você pode passar a vida comendo alimentos preparados sem carne, para realmente aproveitar os benefícios para a saúde da dieta sem animais envolvidos, você eventualmente ter que abrir um bom livro de receitas e ser criativo em comer uma variedade de alimentos. Se você não é um gênio na cozinha, isso pode parecer intimidador .

Embora seja verdade que a cozinha vai tornar a vida mais fácil , mesmo se você nunca abriu um livro de receitas, você ainda pode se tornar um vegetariano ou vegano com facilidade. Refeições simples como ovos mexidos com um lado de legumes são fáceis e sem carne. Procure por pratos vegetarianos na parte de congelados do supermercado com uma mistura de cereais e leguminosas e, em seguida, adicione uma salada simples fresca, um abacate descascado ou alguma fruta na lateral. Se você é novo para cozinhar e quer aprender, comece devagar, aprendendo a fazer legumes a vapor ou ferver massas.

Os vegetarianos e veganos precisam de um tempo lendo rótulos

Dependendo do seu nível de compromisso com o vegetarianismo, você pode querer começar a ler rótulos. Os produtos alimentares podem conter óleos animais ou gorduras. Veganos podem dar um passo adiante e evitar todos os produtos que contenham algo de origem animal. Produtos como sabonetes, colas, gelatina, roupas de couro e sapatos são apenas o começo.

Com o advento da internet, é muito mais fácil encontrar fornecedores especializados que oferecem produtos vegetarianos ou veganos.

Encontre um ritmo em seu novo modo de vida

Com um pouco de educação e um compromisso firme para o seu novo estilo de vida, você vai ser um vegetariano ou vegano feliz, saudável, rapidamente. Eduque-se sobre como ter uma dieta vegetariana bem equilibrada com muita proteína. Seja preparado para perguntas de amigos e familiares e decida como vai lidar com feriados. Tenha um plano para comer fora, aprenda a ler os rótulos e explore cozinhar pratos novos. Acima de tudo , seja paciente consigo mesmo e com os entes queridos em torno de você enquanto você faz a transição para comer refeições sem carne. Com o tempo, essas desvantagens serão uma memória distante, quando você encontrar um ritmo em seu novo modo de vida.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)