Embora a dieta vegetariana traga muitas vantagens consigo, é inegável que algumas desvantagens também serão percebidas e sentidas por aqueles que adotam tal dieta. Podemos separar as desvantagens do vegetarianismo em dois grupos: a desvantagem social e a desvantagem nutricional.

  • Chamo de desvantagem social o fato de que a comida vegetariana ainda não é priorizada como a comida com carne. Em muitos ambientes o vegetariano deixa de se alimentar pois todos os alimentos são feitos à base de carne – frango, presunto, carne moída, etc. Muitas vezes em lanchonetes os vegetarianos só podem comer pão de queijo, e olhe lá! Em buffets, festas, jantares de família e outros eventos sociais, o prato principal é quase sempre à base de carne, com nula ou pouca alternativa vegetariana. Apesar do mercado já ter se atentado às demandas dos vegetarianos, com produtos em supermercados adequados à essa dieta, a prática social ainda privilegia a carne e acredita que seu consumo é universal… o que é falso!
Desvantagens da dieta vegetariana

Quais são as desvantagens da dieta vegetariana?

  • Quanto ao prejuízo nutricional,  isso significa que a dieta vegetariana necessita de atenção redobrada e busca por suplementação para que seja satisfatória e completa. Embora a alimentação vegetariana forneça os nutrientes essenciais, alguns estão presentes em grande quantidade somente na carne. O teor reduzido de proteína e vitamina B12 nos alimentos vegetarianos torna necessária uma preocupação com o conjunto da alimentação, pois será na combinação entre os alimentos que as necessidades nutricionais serão realmente cumpridas. Legumes, frutas, verduras, cereais e soja deverão fazer parte da dieta diária vegetariana e consumidos em quantidades grandes, pois a absorção de certos nutrientes, como o fósforo, é menor nestes alimentos do que na carne. O vegetariano precisa anualmente fazer um exame de sangue para descobrir o nível de vitamina B12 e de ferro. Caso essas taxas estejam baixas, será prescrito pelo médico uma injeção anual e controle por comprimidos.

Essas duas desvantagens da dieta vegetariana não são, entretanto, um impedimento para que ela seja praticada e defendida. Com paciência e planejamento da alimentação, essas duas desvantagens são certamente neutralizadas.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)