Não é porque somos vegans ou vegetarianos que vamos mudar radicalmente o tipo de comida que comemos. Os ingredientes é que devem mudar, não necessariamente os pratos. Quero dizer que podemos fazer e comer diversos pratos que já comíamos, só que em uma versão sem carne e sem produtos derivados de animais. Já passamos diversas receitas desse tipo, como o strogonoff vegetariano, o quibe vegetariano, a feijoada vegetariana, etc. São comidas tradicionalmente carnívoras que podem ser facilmente modificadas para uma versão vegetariana/vegana. Engana-se quem pensa que vegetarianos se alimentam somente de salada. Eu particularmente tenho desejos constantes de comer hambúrguer, cachorro quente e outras “junkie foods”. Preparo hambúrgueres vegetarianos com facilidade e deixo congelados para quando essa vontade vier! Daí é só fritar, colocar em um pão com alface, tomate, queijo derretido (para os não veganos), batata palha e o que mais desejar. Veja como fazer um delicioso hamburguer vegetariano. Compartilho com vocês minha receita:

Receita de hambúrguer de soja

Hambúrguer vegetariano de soja

Ingredientes:

  • 200 gramas de proteína de soja fina (carne moída)
  • 2 copos de água morna
  • 1 ovo (para a receita vegan substitua por uma batata cozida amassada)
  • 2 dentes de alho batidos
  • 8 colheres de sopa de farinha de trigo (ou 4 colheres de farinha de trigo + 4 colheres de farinha de rosca)
  • Meia xícara de chá de creme de cebola
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • Meia xícara de chá de cebola picadinha
  • 2 colheres de chá de cominho
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino à gosto

Como fazer: Deixa a soja hidratar na água morna por 20 minutos. Escorra e esprema toda a água da soja. Misture todos os ingredientes em uma vasilha grande. Aperte com as mãos para sentir a consistência da massa. Ela deve estar com a liga adequada, firme e não despedaçando. Em seguida estique a massa em uma superfície lisa e com uma forma redonda do tamanho de um hamburguer (tampa de algum pote…) vá fazendo os bifinhos. Deixe-os congelar antes de fritar para garantir que ele ficará inteiro e crocante. Ele também pode ser assado para evitar o consumo de óleo e a ingestão de gorduras. É delicioso e saudável.

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